Fonte: OpenWeather

    Imunização


    Braga reforça pedido de 1 milhão de doses de vacinas para o AM

    Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar diz acreditar que as doses solicitadas por ele ajudarão a bloquear a transmissibilidade do coronavírus

     

    O senador acredita que as doses solicitadas por ele, além das já encaminhadas ao estado, ajudarão a diminuir a alta transmissibilidade da doença no Amazonas
    O senador acredita que as doses solicitadas por ele, além das já encaminhadas ao estado, ajudarão a diminuir a alta transmissibilidade da doença no Amazonas | Foto: Divulgação

    Manaus - Em vídeo publicado nas redes sociais, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) insistiu para que o Governo Federal forneça 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 ao Amazonas, nesta terça-feira (9). Na semana passada, o parlamentar apresentou um Projeto de Indicação com esse mesmo teor ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que se dispôs a debatê-lo junto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

    No vídeo, Eduardo diz acreditar que as doses solicitadas por ele, além das mais de 500 mil já encaminhadas ao Estado, ajudarão a bloquear a transmissibilidade do coronavírus e salvar vidas amazonenses. “Com isso haverá um freio nos números de internações e de casos moderados e graves da doença”, afirmou. 

    O Amazonas ostenta a triste estatística de maior taxa média de óbitos por Covid-19 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. São 207 para cada 100 mil habitantes, praticamente o dobro do que é registrado no país:  108 para cada 100 mil habitantes. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), já foram contabilizados no Estado, desde a decretação da pandemia até ontem, 283.658 casos da enfermidades e 9.116 mortes. 

    Biólogo opina

    A opinião do parlamentar sobre a necessidade de um número maior de doses de vacinas para o Amazonas converge com a do biólogo Lucas Ferrante, doutorando do programa de biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Em entrevista à CNN Brasil, ele declarou que, para reduzir a taxa de transmissão do novo coronavírus em Manaus, 70% a 80% da população da região precisa ser vacinada até maio. A capital amazonense conta, atualmente, com pouco mais de 2,2 milhões de habitantes. 

    “Isso é crucial para diminuir a taxa de transmissão do vírus no Estado, pois nossos modelos indicam que essa taxa deve continuar constante, o que pode, inclusive, criar novas mutações e, quem sabe, até uma variante resistente à vacina, tornando Manaus um epicentro mundial do coronavírus e um problema de saúde pública mundial", disse o biólogo.

    Confira o vídeo:

    | Autor:
     

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais:

    Eduardo Braga é reconduzido líder do MDB no Senado por mais dois anos

    Eduardo Braga defende aprovação da carteira digital de vacinação

    Braga solicita fornecimento de 1 milhão de vacinas ao Amazonas