Fonte: OpenWeather

    Mudanças


    Deputados se articulam para eleger novo membro da Mesa Diretora

    Há três meses da polêmica eleição da Mesa Diretora, uma nova disputa ocorrerá nos próximos dias para definir quem ocupará a 1ª vice-presidência da Casa Legislativa

     

    Alguns membros da Mesa devem concorrer à vaga, uma das mais importantes da Casa
    Alguns membros da Mesa devem concorrer à vaga, uma das mais importantes da Casa | Foto: Divulgação

    Manaus - Uma nova mudança na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) ocorrerá nos próximos dias. Com a saída de Josué Neto do parlamento estadual, a 1ª vice-presidência da Casa Legislativa ficou vaga e deve ser bastante concorrida entre os deputados estaduais, especialmente  pelosos que já compõem a Mesa. As articulações para eleger o parlamentar que ocupará a vaga movimentam os bastidores e alguns nomes já estão sendo cotados. 

    Josué Neto saiu da Aleam na última quarta-feira (17), após tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Seu suplente, o então vice-prefeito de Parintins, Tony Medeiros (DEM), deve assumir sua cadeira nesta terça-feira (23). Com a saída de Neto, o cargo de 1º vice-presidência da Casa Legislativa ficou vago e uma nova eleição será realizada para definir o novo nome.

    A eleição desta Mesa Diretora, para o biênio 2021-2022, ocorrida há três meses, foi polêmica, e agora a nova mudança movimenta os bastidores da Assembleia. Segundo o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), durante esta semana, a Mesa Diretora trabalhará nos ritos de convocação para a nova eleição que preencherá o cargo e também para adequação dos novos deputados frente às Comissões Técnicas da Casa.

    Alguns nomes já estão sendo cogitados para disputar a vaga, inclusive de deputados que já compõem a Mesa, como os deputados Fausto Jr. (MDB), Mayara Pinheiro (Progressistas) e Delegado Péricles (PSL). Caso um atual membro da Mesa Diretora seja eleito, haverá uma nova eleição para o cargo vago. Outros parlamentares também cogitados para concorrer na eleição são Carlinhos Bessa (PV) e Belarmino Lins (PP). A equipe do Jornal EM TEMPO procurou os parlamentares, mas nenhum deles se pronunciou sobre o assunto. 

    De olho nas eleições gerais

    De acordo com o cientista político Helso Ribeiro, a visibilidade do cargo é um dos pontos mais importantes para os parlamentares, principalmente pelas eleições gerais no ano que vem, o que o torna tão disputado. Pelas articulações nos bastidores, alguns nomes se apresentam como mais fortes que outros, mas ainda é um cenário incerto que dependerá de como as articulações deverão ser feitas.

    "Eu acredito que vai ser disputado. Eu diria que, pelo andar da carruagem, o Péricles teria menos chance. Fausto Junior eu custo a crer que ele ocupe a vaga. Eu diria que está mais entre Mayara e Bessa. Vai deles articularem nos bastidores, é uma vaga que tem uma visibilidade. Essa pessoa vai ser vice-presidente no ano que vem, ano de eleição, quanto mais visibilidade o deputado tiver, melhor, então eu diria que a briga seria mais por isso, uma questão de visibilidade", afirmou.

    Ribeiro também lembrou que os deputados que exercem a liderança e a vice-liderança da Aleam têm maiores possibilidades de nomeações de cargos à sua disposição, algo que dá força à disputa. "Além disso, o vice-presidente tem cargos que se pode jogar com isso também, acho que uns 10 cargos, então eu diria que já foi dada a largada para 2022 e isso conta ponto também", disse.

    Proximidade com o Governo

    Outro fator que também influencia para que o cargo seja um dos mais importantes da Casa é a possibilidade de estar no comando da Aleam caso ocorra alguma eventualidade. Em um possível cenário em que o atual presidente da Assembleia seja destituído, por exemplo, o 1º vice-presidente é quem assume o comando da Casa Legislativa e, com isso, assume uma relação direta com o Governo do Estado.

    Leia Mais:

    PGR questiona permanência de deputados na Mesa Diretora da Aleam

    Nova Mesa Diretora toma posse e promete independência na Aleam

    Josué Neto é nomeado e toma posse como conselheiro do TCE nesta quarta