Fonte: OpenWeather

    Copaíba


    Tudo sobre o óleo de Copaíba: para que serve e os benefícios

    No Brasil existem no total 5 espécies diferentes de Copaíba

    O uso óleo de Copaíba pode ajudar na proteção ás células do sistema nervoso | Foto: Divulgação

    O óleo de Copaíba é bastante usado na medicina popular, como um bom anti-inflamatório e antisséptico fitoterápico, embora sem comprovação científica.

    Este óleo pode ser extraído a partir da espécie Copaifera officinalis, uma árvore também conhecida por Copaíba ou Copaibeira que cresce América do Sul e que pode ser inclusive encontrada no Brasil na região do Amazonas. No Brasil existem no total 5 espécies diferentes de Copaíba, sendo esta uma árvore rica em óleos essenciais, com potente ação germicida e cicatrizante. 

    Propriedades do óleo de copaíba

    Os estudos descrevem benefícios ainda escassos do óleo de copaíba para a saúde. As pesquisas que mencionaram a sua ação anti-inflamatória, antisséptica, antitumoral, entre outras, foram feitas com testes em animais ou in vitro e isto não garante que o mesmo efeito possa ser observado em seres humanos.

    Ação anti-inflamatória

    Os hidrocarbonetos e os sesquiterpênicos, especialmente o β-bisaboleno e β-cariophileno, têm sido apontados como os compostos envolvidos no efeito anti-inflamatório do óleo de copaíba. Entretanto, o mecanismo de ação dessas substâncias ainda precisa ser mais bem esclarecido.

    Ação antisséptica

    O potencial antisséptico do óleo de copaíba se deve ao alto teor de betacariofileno. Esta substância parece bloquear a ação nociva de vírus, bactérias, fungos e protozoários.

    Auxilia no combate ao câncer

    Um estudo preliminar feito por pesquisadores do Instituto de Química e do Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mostrou que substâncias sintetizadas a partir de elementos isolados do óleo de copaíba podem ser aliadas no combate ao câncer. Nove tipos de câncer foram testados com a substância inibindo ou mesmo matando as células cancerígenas.

    Proteção ao sistema nervoso central

    O uso do óleo de copaíba pode ajudar na proteção às células do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) contra lesões. A pesquisa que alcançou este resultado foi efetuada com animais na Universidade Federal do Pará.

    Todos estes efeitos precisam ser replicados em outros estudos, e principalmente feitos em seres humanos para comprovação efetiva.

    Riscos do uso óleo de copaíba

    O óleo de copaíba possui toxinas que podem trazer riscos à saúde. Isto exige cuidados em relação ao seu consumo. As reações adversas mais comuns são:

    Enjoos

    Náuseas

    Vômitos

    Diarreia

    Reações alérgicas

    Quebra de cromossomos

    Contraindicações do uso óleo de copaíba

    Mulheres grávidas ou que estão amamentando

    Pessoas com sensibilidade ou distúrbios gástricos

    Para usar o óleo de copaíba com segurança é preciso uma indicação adequada, consulte um/a nutrólogo/a, nutricionista ou fitoterapeuta.