Fonte: OpenWeather

    Vitalidade


    Conheça o poder medicinal da argila e saiba como utilizar

    A argila possui várias propriedades medicinais que se utilizadas corretamente podem trazer vários benefícios

    A argila é muito procurada na indústria da beleza por possuir propriedades curativas
    A argila é muito procurada na indústria da beleza por possuir propriedades curativas | Foto: Divulgação

    Manaus - Apesar de ser associada normalmente a um elemento sujo e da terra, a argila é muito procurada na indústria da beleza por possuir propriedades curativas. Seus benefícios são reconhecidos desde a antiguidade: os povos egípcios e gregos utilizavam o produto para limpeza de pele e processos de combate a dor.

    Por ser um ingrediente completamente natural e fácil de ser encontrado, a argila é uma opção de baixo custo para quem procura um cosmético com várias finalidades, apesar de atualmente ser utilizada em procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares profissionais, você pode utilizar a argila de forma doméstica. Mas vale ressaltar que sempre é indicado procurar um dermatologista para que lhe indique o melhor tratamento para cada tipo de pele.

    A argila tem propriedades medicinais instantâneas por ser composta de minerais, metais e elétrons, de acordo com o livro o Segredo da Saúde, de Elisa Biazzi. 

    Propriedades da Argila

    1.Antioxidante

    2.Destrói os agentes responsáveis pelo envelhecimento celular

    3.Absorve a toxicidade e a umidade

    4.Combate inflamações

    5.Nutre e fornece minerais e oligoelementos

    6.Limpa a pele

    7.Ativa a circulação

    8.Atua nas varizes

    Aplicação

    O recomendado é que a argila seja aplicada fria na pele, em camadas finas e de preferência que a área seja coberta para que o ar externo não interfira na temperatura. Um bom resultado exige aplicação de 30 minutos a uma hora.

    Por ser aplicada fria, a argila contrai os poros e ativa as ramificações nervosas. Assim que atinge a temperatura da pele, os poros se abrem e as propriedades curativas são aplicadas à pele.

    A argila pode ser misturada também com água mineral ou chás de ervas curativas para utilização como compressa em casos de tumores e inflamações internas. O indicado é que a compressa seja trocada de três em três horas.


    Estagiária sob supervisão de Mara Magalhães*