Fonte: OpenWeather

    Planta medicinal


    Conhece o Crajiru? Saiba quais são os benefícios dessa planta

    Essa planta medicinal, muito comum no Amazonas, também é conhecida como Pariri.

    Crajiru ou Pariri, muito comum na floresta Amazônica e na Mata Atlântica
    Crajiru ou Pariri, muito comum na floresta Amazônica e na Mata Atlântica | Foto: Divulgação

    https://www.plantaseraizes.com.br/cha-de-crajiru/

    Crajiru ou Pariri (nomes científicos arrabidaea chica ou fridericia chica), essa planta é excelente para tratar a hipertensão arterial, dentre tantos outros benefícios. Ela é uma planta muito comum na floresta Amazônica e também na Mata Atlântica e pode ser encontrada de norte a sul do país. 

    A planta pariri tem sua ação comprovada contra a pressão alta, de acordo com o  que concluiu estudos sobre o assunto ( https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/15126/2/11.pdf ). Os testes sugerem que o pariri exercer um efeito vaso-relaxante nas artérias e veias, ou seja, o sangue passa com mais facilidade nas veias e artérias que estão mais relaxadas por causa do uso da erva. Os estudos foram feitos com o extrato alcoólico da planta, mas nada impede de também usarmos o chá que também terá esse efeito.

    Outros benefícios 

    •  protetor do fígado

    •  antioxidante

    •  atividade antitumoral

    •  Combate fungos

    •  Atividade antibacteriana

    •  Anti-inflamatório

    •  Cicatrizante

    •  Diurético 

    Como usar  

    A forma de usar o pariri vai depender, se ele for um extrato alcoólico você deverá seguir as recomendações do fabricante, que normalmente pede para ser ingerida 20 gotas de pariri na água 3 vezes ao dia. Caso resolva fazer o chá, basta levar água para ferver e depois acrescentar as folhas do pariri e deixar por aproximadamente 10 minutos.

    Efeitos colaterais e contraindicações 

    O pariri é uma planta bastante segura se for usada em dosagens normais e geralmente não apresenta toxidade e efeitos colaterais mas existem algumas recomendações: mulheres grávidas e crianças devem sempre buscar orientação médica antes de fazer uso de qualquer medicação, mesmo que seja de ervas naturais.

    ATENÇÃO

    É sempre mais seguro buscar ajuda médica, ter hábitos mais saudáveis como alimentar-se bem e fazer exercícios além de, também tomar medicações conforme orientação prescrita por um profissional.


    Com informações da assessoria