Fonte: OpenWeather

    Coronavírus


    Pacientes com coronavírus podem notar perda de olfato ou paladar

    Segundo especialista, a explicação pode estar na capacidade do vírus de atacar células importantes do nariz

    | Foto: divulgação

    Os sintomas mais comuns do novo coronavírus como febre, tosse, cansaço e, em casos graves, dificuldades para respirar já são bem conhecidos. Porém, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR) junto com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) trouxeram a orientação aos médicos sobre o cuidado com pacientes que apresentarem perda súbita de olfato e paladar em tempos da Covid-19.

    Para o professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e médico otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo, Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci, a hipótese tem sido levantada por médicos alemães, italianos e franceses após a observação de pacientes com a patologia. É possível que o novo coronavírus atinja as células do olfato que se encontram no nariz, e talvez seja um importante alerta para a confirmação do contágio da doença”, explica o médico. 

    Uma recente pesquisa feita por um aplicativo, pela Universidade King's College London, com dados de 400 mil pessoas suspeitas de terem a Covid-19, apontou que 18% apresentaram queixas de perda de olfato ou paladar. Desse total, 1.702 indivíduos confirmaram que fizeram o teste, 579 receberam o diagnóstico para positivo e 1.123, negativo. E, por fim, concluiu que entre os pacientes que realmente tinham a doença, seis em cada dez (59%) falaram que perderam o sentido do olfato ou o paladar.

    Apesar de não existir ainda uma verdade absoluta, até pela Covid-19 ser recente, o especialista deixa uma recomendação importante em tempos de pandemia de coronavírus. “Pacientes que notarem a perda da capacidade de sentir cheiros e paladar devem se isolar em casa por 14 dias, mesmo que não apresentem nenhum dos outros sintomas característicos da doença como febre, tosse ou falta de ar", finaliza Dolci.   

    *Com informações da assessoria