Fonte: OpenWeather

    Saúde natural


    Pedra nos rins? o chá de folha de abacateiro pode ajudar

    Além do poder diurético, o chá dessa folha é anti-inflamatório e ainda reduz o açúcar no sangue

    Estudos apontam que o chá da folha de abacateiro serve para tratar problemas e aliviar sintomas de diversas doenças:
    Estudos apontam que o chá da folha de abacateiro serve para tratar problemas e aliviar sintomas de diversas doenças: | Foto: Divulgação

    https://www.plantaseraizes.com.br/beneficios-do-cha-da-folha-de-abacateiro/

    O abacate (Persea americana) se trata de um fruto muito apreciado na culinária. A árvore do abacate, o abacateiro pertence á família das Lauraceaes. Nativa da América do Sul e do México, não é apenas o fruto do abacateiro que traz benefícios diversos à saúde, mas, em especial, o chá da folha essa árvore. 

    Usos benéficos do chá da folha do abacateiro 

    Estudos apontam que o chá da folha de abacateiro serve para tratar problemas e aliviar sintomas de diversas doenças: 

    1.   Retarda o envelhecimento: as folhas do abacateiro contêm fenóis e flavonóides – que possuem ação antioxidante. Com isso, o chá da folha do abacateiro, se consumido regularmente, auxiliam a retardar o envelhecimento das células, contribuindo, em especial, para reduzir os sinais de degeneração da pele. 

    2.   Ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória: a folha do abacateiro contém agentes que ajudam a aliviar dores diversas, além de abaixar a febre e estimular a desinflamação em geral. 

    O chá da folha do abacateiro pode ser um grande aliado contra a resfriados e gripes, cólicas menstruais e outros quadros. 

    3.   Prevenção de pedra os rins: ao possuir alto efeito diurético, o chá da folha do abacateiro pode ser outro aliado também para prevenção de pedras nos rins ou mesmo para quem está em tratamento para esse problema. O alto poder diurético da folha do abacateiro não só ajuda a reduzir os riscos da formação de pedras, como na eliminação dos organismos já existentes nos rins – incluindo cálculos renais. 

    4.   Regula a pressão arterial: o chá de folha do abacateiro se trata de um vasodilatador. Assim, ele aumenta o diâmetro de veias e isso faz com que o organismo se esforce menos para a passagem de sangue, ajudando a regular a pressão arterial. 

    5.   Melhora a cistite: por ter propriedades antiinflamatórias e diuréticas, o chá de folha do abacateiro contribui para a eliminação da urina e a sua desinflamação; 

    6.   Reduz níveis de açúcar no sangue: o chá da folha de abacateiro estimula o metabolismo adequado de carboidratos e açúcares em geral. Isso contribui muito com a redução dos níveis de açúcar no sangue. 

    Porém, o chá apenas ajuda e não substitui a dieta alimentar e uso de medicamentos, em especial, no caso de pessoas com diabetes. 

    7.   Anticonvulsivo: atenção! O chá da folha de abacateiro não trata epilepsia se usado isoladamente. Mas é uma infusão natural que pode beneficiar muito quem sofre de epilepsia, juntamente com o tratamento médico. Isso porque a folha de abacateiro tem função de estabilizar os impulsos elétricos cerebrais.

     8.   Reduz o colesterol ruim (LDL): e também, ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom (HDL). O chá da folha de abacateiro possui propriedades que equilibram o metabolismo desses dois tipos de gorduras encontradas no sangue. 

    Como fazer o chá da folha de abacateiro e usar 

    É simples! Você deve ferver 10 folhas de abacateiro em 1 litro de água. 

    Deixe ferver por 5 minutos. Retire o chá da folha de abacateiro do fogo e tampe por 10 minutos. 

    Coe e beba até 4 vezes ao dia.  

    Classificação científica 

    Reino: Plantae

    Divisão: Magnoliophyta

    Classe: Magnoliopsida

    Ordem: Laurales

    Família: Lauraceae

    Gênero: Persea

    Espécie: P. americana

    Nome binomial: Persea americana


    Com informações da parceria