Fonte: OpenWeather

    Pandemia Covid-19


    Pesquisa aponta que olhos são porta de entrada para novo coronavírus

    Em novo relatório divulgado pela John Hopkins University School of Medicine, estudiosos sugerem que a região dos olhos pode ser usada pelo coronavírus para invadir o organismo humano

    Olhos podem ser porta de entrada para novo coronavírus
    Olhos podem ser porta de entrada para novo coronavírus | Foto: Reprodução

    Se já não bastasse todas as preocupações que as pessoas têm com o novo coronavírus, agora há mais uma. Segundo novo relatório disponibilizado pela John Hopkins University School of Medicine, os olhos - e a região ao redor deles - podem ser uma grande porta de entrada para o novo coronavírus ao nosso organismo.

    A conclusão foi tirada depois que a equipe de estudiosos responsáveis da instituição estudaram o corpo de 10 pessoas que foram à óbito por motivos que não tinham nada a ver com a doença. 

    O resultado dos exames mostraram que as pessoas produziam grandes quantidades de ACE2 em seus olhos e áreas ao redor, uma enzima conhecida por facilitar a penetração da COVID-19 no corpo humano. Essa enzima é encontrada em diversos lugares, como a boca e pulmões, mas, até agora, não era conhecido a presença dela nos globos oculares. Além disso, existiria outra enzima em grandes quantidades, chamada TMPRSS2, que ajuda o vírus à passar por nossos poros e veias.

    Os cientistas concluíram que nossas lágrimas podem ser uma grande forma de transmissão da doença para superfícies e/ou outras pessoas, dependendo da onde a pessoa infectada está chorando.

    Para contexto, esse novo estudo ainda não foi revisado por outros profissionais e trata-se de um primeiro esboço. Mas é importante continuar com medidas de prevenção e evitar levar as mãos aos olhos, nunca se esquecendo de lavá-las constantemente e usar o álcool em gel para desinfetá-las.