Fonte: OpenWeather

    Saúde


    Confira cinco dicas de como conquistar uma barriga chapada

    Especialista da USP dá dicas para treinar em casa

    Com a pandemia, malhar em casa virou uma realidade para milhares de pessoas | Foto: Divulgação

    Há algumas semanas, a premiada atriz americana Viola Davis chamou mais atenção na internet do que o de costume. Isso porque sua preparadora física, Gabriela MCclain, publicou uma série de fotos da atriz de 55 anos malhando em casa, e para melhorar, a descrição fala de como Viola é durona e segue à risca a rotina de treinos. “Tenho treinado Viola Davis há mais de dois anos. Ela não reclama, vai ao limite”, escreveu McClain.

    Mesmo sem toda a estrutura e acompanhamento que Viola tem, com a pandemia, malhar em casa virou uma realidade para milhares de pessoas, e ter o abdômen definido é um sonho para muitos. Para tornar essa missão possível, a educadora Lana Pessoa, especialista em saúde da mulher pela USP e criadora do programa Missão Barriga Chapada, preparou 5 dicas de como conquistar um tanquinho para a Casual. O Missão Barriga Chapada foi criado por Lana Junto com a Queima Diário, maior plataforma de exercícios físicos da América Latina. Confira as dicas:

    Ganhe o jogo do dia

    De acordo com Lana Pessoa, o passo mais difícil para conquistar uma barriga chapada é cuidar da alimentação: “Fuja de dietas restritivas. Elas são ótimas a curto prazo, mas o corpo não tem tempo de absorver o novo hábito de forma tão rápida, o que resulta no frustrante efeito sanfona. O ideal é que a mudança de comportamento com a comida seja feita de maneira progressiva, sem desespero, para que o cérebro tenha tempo de se adaptar e absorver de uma vez por todas o novo estilo de vida”. A especialista ainda compara a relação com os alimentos com uma partida de futebol: “Para ganhar o jogo é necessário fazer um gol a mais do que o adversário, porque se fizer o mesmo número de gols o jogo empata, correto? Com a comida é a mesma coisa. Você pode até errar e deixar com que o seu oponente (neste caso, os furos nas dietas) pontue, mas será necessário se esforçar para fazer pelo menos um gol a mais no placar dos bons hábitos e garantir a vitória no final do dia”, exemplifica. 

    Não precisa ser perfeito, mas feito!

    É muito comum ouvirmos que para ter a barriga sarada são necessárias longas horas na academia. Lana explica que para conquistar o abdômen e um corpo saudável duradouro é importante iniciar com pequenas mudanças e metas realistas. “Comece fazendo, ao menos, sete minutos de exercícios diários com intensidade”, diz. Ela ainda reforça a importância de desenvolver a consciência de que falhar nos treinos ou na dieta fará parte do processo. “Haverá aquele dia em que você não vai conseguir fazer exercícios ou vai se render a uma guloseima e tudo bem. O importante é não desistir na primeira queda e saber retomar o foco, com consciência e saúde”, explica.“Coma apenas se o sabor for nota 10, afinal, não vale a pena engordar por aquele doce que, muitas vezes, merece um 7 ou 8”.

    Use a tecnologia ao seu favor

    Uma das principais queixas na hora de conquistar o corpo desejado é a falta de tempo, e agora há outro grande obstáculo: a preocupação de frequentar a academia e se expor ao coronavírus. “Temos a possibilidade de fazer exercícios em qualquer lugar, com a ajuda online de profissionais muito qualificados. No começo pode ser difícil, mas dia após dia o bem-estar físico e mental vai tomando conta do corpo”, estimula a educadora física. “Evite perguntar a si mesmo se vai treinar ou não, afinal a nossa mente sempre vai responder que está com preguiça ou inventar uma desculpa. A minha dica é: Não pense, põe a roupa e vai!  Exatamente como fazemos muitas vezes para ir trabalhar ou ir para faculdade,” completa.

    Abdominal não tira gordura do abdômen

    Diferente do que muitas pessoas acreditam, os exercícios localizados para o abdômen não tiram a gordura. Lana Pessoa explica que para obter uma barriga definida é primordial combinar os treinos localizados com aeróbios para potencializar a queima de gordura do corpo como um todo, inclusive na barriga. “Não temos o poder de escolher de onde vamos tirar a gordura. Fazer exercícios para os braços não queima a gordura dos braços, o mesmo acontece com os abdominais”, afirma a especialista. Segundo ela, o segredo está em incorporar treinos no estilo Hiit. “São exercícios de alta intensidade com pequenos intervalos de descanso, somados a variações de abdominais. Esse tipo de treinamento promove a queima de gordura ao mesmo tempo em que fortalece a musculatura da região”. Para os iniciantes, a especialista indica um treino de 10 minutos, em que um minuto seja para fazer as tradicionais abdominais e o outro um minuto seja dedicado para simular uma corrida ou polichinelos. “É um treino simples, mas poderoso e rápido para modelar a cintura”.

    Xixi + agachamento + água

    “Apenas com o uso do peso do próprio corpo é possível perder gordura e fortalecer a musculatura abdominal”, afirma Lana. Uma das estratégicas indicadas pela personal é incluir ao longo do dia tarefas que sejam simples de serem executadas e que gerem alto gasto calórico, ajudando a desinchar. “Após o xixi, faça 10 agachamentos e, na sequência, beba um copão de água. Assim, sem perceber, você gastará calorias ao mesmo tempo que evita a retenção de líquidos, sem contar que seu bumbum também vai agradecer”, afirma. Uma outra atividade indicada é fazer de 15 a 30 abdominais já ao acordar. A especialista garante que é uma ótima forma de despertar o corpo, fortalecer a região abdominal, além de evitar apertar o botão “soneca” do despertador. Segundo Lana Pessoa, colocando em prática estratégias simples como as exemplificadas, o jeans ficará mais soltinho na cintura e a barriga tão sonhada vai se tornar real.

    *Com informações da assessoria