Fonte: OpenWeather

    Pandemia


    Covid-19: há um ano era confirmado o primeiro caso da doença no Brasil

    Doença já matou 251.498 brasileiros

     

    Um ano após primeiro caso, a vacinação é um desafio para o país.
    Um ano após primeiro caso, a vacinação é um desafio para o país. | Foto: Reprodução

    No dia 26 de fevereiro de 2020, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil foi oficialmente confirmado em São Paulo. Se tratava de um homem de 61 anos que havia voltado de uma viagem da Itália, que na época registrava um abalo sísmico no seu sistema de saúde com um aumento expressivo de casos da doença. 

    A declaração de transmissão comunitária brasileira veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença. De lá para cá, o país já registra mais de 251 mil mortes em decorrência da doença, o segundo maior número do planeta, ficando apenas atrás do Estados Unidos.

    Os desafios de encontrar um imunizante contra a doença começaram ainda em 2020, quando estudos avançaram e tornaram real a possibilidade de vacinar a população. Em janeiro deste ano, o Brasil começa a vacinar grupos prioritários, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford.

    Com casos ainda em alta e vacinação em andamento, no início de 2021, vários estados decretam toque de recolher para tentar conter o avanço da doença. E o carnaval é cancelado para evitar aglomerações.

    Leia mais

    274.170 doses de vacina contra Covid-19 foram aplicadas no Amazonas

    Confirmadas mais 1.541 mortes por covid-19 em 24 horas

    Governo inaugura abrigo para proteger população em situação de rua