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    Saúde


    Policlínica Codajás, em Manaus, passa a contar com transporte adaptado

    Serviço é oferecido para pessoas com dificuldades de locomoção assistidas pelo CER III

     

    Há cerca de um mês, a unidade passou a ter um serviço que consiste no transporte de pacientes com dificuldades de locomoção: o TransportaCER
    Há cerca de um mês, a unidade passou a ter um serviço que consiste no transporte de pacientes com dificuldades de locomoção: o TransportaCER | Foto: Arthur Castro/Secom

    Manaus (AM) - O Centro Especializado em Reabilitação III (CER III) da Policlínica Codajás, localizada no bairro da Cachoeirinha, em Manaus, passou a ter um serviço que consiste no transporte de pacientes com dificuldades de locomoção: o TransportaCER.

    O auxílio de transporte é oferecido para pessoas inseridas no processo de reabilitação do CER III em tratamentos como fisioterapia, ortopedia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Atualmente, conforme dados da policlínica, a demanda de pacientes no CER III é de 2 mil pessoas em reabilitação, mas a unidade disponibiliza o TransportaCER para aqueles cuja necessidade é constatada pelas equipes, levando em conta o contexto econômico e social de cada família. 

    O automóvel de uso faz parte de uma doação do Governo Federal, por meio do programa “Viver Sem Limites”, do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Governo do Amazonas oferece o motorista, o combustível e realiza as manutenções do veículo.

    O diretor da unidade, Rainer Figueiredo, afirma que o CER III é o único Centro de Reabilitação do Amazonas habilitado pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, o TransportaCER oferece mais segurança e dignidade aos pacientes. 

    “Essas pessoas para fazer a reabilitação no módulo físico, são pessoas que são amputadas, mas não acamadas. A van é adaptada para esse paciente. É uma forma bem mais segura de ele poder fazer esse translado de uma forma bem melhor, que ele possa chegar aqui na unidade muito seguro. Isso é um passo muito importante, que dá mais dignidade para esse paciente no tratamento”, disse Rainer. 

     

    Durante o processo de seleção, além da parte documental, o paciente recebe a visita da equipe, para verificar as condições da localidade, para que o carro possa entrar na via e buscar o paciente.
    Durante o processo de seleção, além da parte documental, o paciente recebe a visita da equipe, para verificar as condições da localidade, para que o carro possa entrar na via e buscar o paciente. | Foto: Arthur Castro/Secom

    Seleção

    Durante o processo de seleção, além da parte documental, o paciente recebe a visita da equipe, para verificar as condições da localidade, para que o carro possa entrar na via e buscar o paciente. Ele assina um termo de responsabilidade do usuário, que o beneficia com o transporte seguro, usando acessórios de segurança, junto a um acompanhante.

    A coordenadora do CER III, Adriana Azevedo, reforça a importância do TransportaCER para a continuidade do tratamento de quem está em reabilitação. 

    “São pessoas que realmente não têm condições, ou que hoje acabam pagando para vir para a reabilitação por menos dias, uma vez por semana, porque têm que pagar para esse transporte. Isso acaba dando mais acessibilidade e maior eficiência para a reabilitação, já que ele vai conseguir vir duas vezes por semana, vai conseguir manter seu tratamento de forma adequada”, explicou a coordenadora do CER III.

    Serviço

     

    Para mais informações, pacientes podem ligar para a Policlínica pelo telefone (092) 3632-2755.
    Para mais informações, pacientes podem ligar para a Policlínica pelo telefone (092) 3632-2755. | Foto: Arthur Castro/Secom

    Para solicitar o atendimento através do programa, o usuário ou o acompanhante deve procurar as dependências do CER III, munido de laudo médico atual, formulário de avaliação médica, encaminhamento da instituição, RG, CPF, comprovante de renda, uma foto 3x4, RG e CPF de uma pessoa responsável.

    Para mais informações, pacientes podem ligar para a Policlínica pelo telefone (092) 3632-2755.

    *Em Tempo com informações da assessoria

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