Fonte: OpenWeather

    Saúde


    Número de óbitos de aposentados e pensionistas aumentaram 157,84%

    O levantamento é referente ao período de abril de 2020 a março de 2021, em comparação com o período de abril de 2019 a março de 2020

     

    Número de óbitos de aposentados e pensionistas aumenta 157,84%
    Número de óbitos de aposentados e pensionistas aumenta 157,84% | Foto: Divulgação

    Manaus (AM) - A pandemia do novo coronavírus impactou o número de segurados do município, segundo levantamento feito pela Manaus Previdência. Em um ano, o número de excluídos da folha de segurados (aposentados e pensionistas) por falecimento, aumentou  157,84%.

    O levantamento é referente ao período de abril de 2020 a março de 2021; em comparação com o período de abril de 2019 a março de 2020. 

    Até março de 2020, foram registrados 127 óbitos de segurados – número que se mantém na média nos últimos anos. Desses, 100 eram aposentados e 27 eram pensionistas.

    No mesmo período de 2021, foram registrados 327 óbitos, ou seja, 200 a mais que no ano anterior. Desse total, 251 eram aposentados e 76 eram pensionistas.

    Os registros de óbitos são informados à instituição, seja pelos familiares ou pelos cartórios de Registro Civil.

    Dessa forma, a Manaus Previdência, efetua a exclusão dessas pessoas dos seus sistemas. Para isso, um familiar deve comunicar o falecimento à autarquia e providenciar o envio da respectiva certidão de óbito para o email [email protected].

    A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, ressalta que em termos de valores o impacto não foi tão sentido, uma vez que com o óbito do aposentado, há também a concessão do benefício de pensão aos dependentes, desde que preenchidos os requisitos legais.

    Entre os beneficiários estão os cônjuges, companheiros e filhos menores de 21 anos ou maiores inválidos, desde que a invalidez seja preexistente ao óbito e tenha ocorrido antes dos 21 anos.

    Para solicitar a pensão por morte, o requerente deverá acessar a página institucional da Manaus Previdência e consultar o passo a passo descrito no link: https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/noticia/manaus-previdencia-passa-a-receber-requerimentos-de-pensao-por-e-mail/.

    Após a juntada de todos os documentos e preenchimentos dos formulários, deve encaminhar a documentação digitalizada (PDF), em anexo, para o e-mail [email protected]

    *Em Tempo com informações da assessoria

    Leia mais:

    Covid-19: pessoas com HIV/Aids também terão prioridade para vacina

    OMS: Covid-19 passou de morcegos para humanos por animal intermediário

    Com 3.650 mortes, Brasil tem novo recorde de perdas para a covid

    Comentários