Fonte: OpenWeather

    Sequelas da Covid-19


    Estudo indica que Covid-19 pode causar impotência sexual

    Trabalho realizado pela Universidade de Roma aponta a disfunção erétil como uma possível consequência; especialistas explicam

     

     

    O estudo ressalta, ainda, que até mesmo casos de covid-19 assintomáticos podem desencadear problemas de ereção no futuro
    O estudo ressalta, ainda, que até mesmo casos de covid-19 assintomáticos podem desencadear problemas de ereção no futuro | Foto: Reprodução

     Itália - Estudo da Universidade de Roma, divulgado em março aponta a disfunção erétil (impotência sexual) como uma das possíveis sequelas da covid-19.

    Cem indivíduos foram incluídos na análise (25 positivos para covid-19 e 75 negativos). A prevalência de disfunção erétil foi de 28% no grupo cujos resultados foram positivos para covid-19, contra 9,33% do grupo cujos resultados foram negativos.

    O urologista Fernando Nestor Facio Jr., membro da Sociedade Brasileira de Urologia, em São Paulo, confirma que esse tipo de caso tem se repetido em seus atendimentos.

    "Tenho alguns pacientes que tiveram covid-19 de forma grave, ficaram intubados, permaneceram de 10 a 15 dias na UTI e hoje retornam com o critério de cura muito assustados, com muito medo e principalmente a função erétil debilitada"


    Segundo o estudo, a disfunção endotelial (alteração da camada que reveste os vasos sanguíneos) tem sido considerada como o potencial gatilho para o aparecimento de formas mais graves de covid-19, bem como a ligação entre diferentes comorbidades associadas à doença.

    O estudo ressalta, ainda, que até mesmo casos de covid-19 assintomáticos podem desencadear problemas de ereção no futuro, em função do comprometimento vascular.

    Segundo o estudo, a gravidade e a prevalência de disfunção erétil em casos de covid-19 são maiores entre homens que sofrem de hipertensão, obesidade, diabetes e histórico de doença cardiovascular. E aqueles que já sofrem de disfunção erétil também podem estar incluídos nos grupos de risco quando contaminados pelo coronavírus.

    R7*

    Leia mais:

    Pesquisa mostra taxa maior de infecção de animais pela covid-19

    Manaus pede prioridade para vacinar rodoviários, motoboys e garis

    Professores querem prioridade na vacinação contra a Covid-19