Fonte: OpenWeather

    Câncer no AM


    Grupos que recebem fisioterapia na FCecon relatam resultados em Manaus

    A terapia é feita para pacientes de várias especialidades, mas principalmente para pacientes com câncer de mama e na região de cabeça e pescoço

     

    Pacientes oncológicos durante fisioterapia de grupo para reabilitação motora
    Pacientes oncológicos durante fisioterapia de grupo para reabilitação motora | Foto: Laís Pompeu

    Manaus - Somente no Amazonas, segundo dados do Institurto do Câncer do Amazonas (Inca), com estimativas para o ano de 2020 das taxas brutas e ajustadas de incidência por 100 mil habitantes e do número de casos novos de câncer, segundo sexo e localização primária*, o estado alcançou a marca de 5.410 casos de câncer.

    Dinamizar o tratamento e potencializar resultados terapêuticos são alguns dos benefícios da terapia de grupo oferecida pelo serviço de Fisioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

      A atividade é realizada na Fundação desde março de 2021. O serviço é oferecido para pacientes que necessitam de reabilitação motora, que estão na fase de fortalecimento muscular, com previsão de alta, e não apresentam limitações funcionais.  

    Segundo a chefe da Fisioterapia na FCecon, fisioterapeuta Patrícia Chagas, a atividade é uma oportunidade de integrar e reabilitar, tendo como objetivo a alta melhorada. 

    "

    Quando se trata de paciente oncológico, sabemos que, de acordo com cada fase do tratamento, seja cirúrgico, radioterapia ou quimioterapia, o paciente terá uma necessidade distinta e ele poderá retornar ao ambulatório a qualquer momento com outra necessidade de tratamento "

    Patrícia Chagas, Chefe da Fisioterapia na FCecon

     

    A terapia é feita para pacientes de várias especialidades, mas principalmente para pacientes com câncer de mama e na região de cabeça e pescoço, que em função do tratamento ou extensão da doença. Nesses casos, a fisioterapia é fundamental para prevenir sequelas ou devolver a mobilidade aos pacientes.

    Benefícios

    Durante a terapia de grupo, os pacientes realizam alongamentos e exercícios ativos resistidos, utilizando materiais como bastões e elásticos.

    Por meio da atividade em grupo, percebe-se a otimização das relações interpessoais entre os pacientes, trocas de experiências, construção de novas amizades e a potencialização de resultados terapêuticos

    O ambulatório de Fisioterapia da FCecon realizou, em março e abril deste ano, 799 procedimentos. O setor conta com a atuação de três fisioterapeutas e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    FCecon oferece tratamento de hormonioterapia a pacientes com câncer 

    Câncer de ovário é o tumor mais agressivo entre os ginecológicos

    <<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> e5a666b371d90e4920345db9572e28a6ed1fabe8