Fonte: OpenWeather

    DOAÇÃO DE SANGUE


    Recém vacinados devem esperar até 7 dias para doar sangue em Manaus

    A orientação está baseada na Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que especifica o intervalo da vacinação e a doação de sangue

     

    | Foto: Divulgação


    Manaus (AM) - Doar sangue salva vidas. É um gesto solidário que pode salvar até quatro pessoas e trata-se de um simples gesto de amor e solidariedade. 

    A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) orienta os recém-vacinados contra a Covid-19 a esperar o período entre dois a sete dias para doarem sangue. A orientação está baseada na Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    O documento especifica que as pessoas que recebem a vacina Coronavac podem doar sangue 48 horas após a dose da vacina.

      Já quem recebeu o imunizante AstraZeneca, Pfizer ou Janssen precisa esperar sete dias para realizar a doação. A regra vale tanto para a primeira quanto para a segunda dose.  

    O impedimento temporário para doação após o recebimento de certos tipos de vacinas tem o objetivo de proteger tanto o doador quanto o receptor, bem como a qualidade dos produtos do sangue, segundo a justificativa da Nota Técnica da Anvisa.

    Os intervalos entre imunização e doação de sangue são válidos para todos os serviços de hemoterapia e hemocentros do país.

    Como doar?

    Para ser doador de sangue, basta se dirigir até a Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, com um documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior à doação, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos.

      Pessoas de 16 e 17 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis legais, e aqueles que possuem a partir de 60 anos estão aptos desde que a primeira doação tenha sido antes da idade citada.  

    Aqueles que contraíram a Covid-19 podem realizar as doações após 30 dias do desaparecimento de todos os sintomas.

    De segunda a sábado no Hemoam de 7h às 18h. O doador deve usar máscara e respeitar o distanciamento social.

    *Em Tempo com informações da assessoria

    Leia mais:

    AstraZeneca: maior intervalo entre doses pode melhorar eficácia

    Estudo aponta alta eficácia em combinação das vacinas Oxford e Pfizer

    'Meta é vacinar jovens de 18 anos em 10 ou 12 dias', diz David Almeida