Fonte: OpenWeather

    Saúde bucal


    Lentes de contato para os dentes: posso usar?

    Especialista afirmam que lentes de contato dental melhoram saúde completa dos pacientes

     

    De acordo com Huss, as lentes dentais melhoram a vida de qualquer pessoa por vários motivos
    De acordo com Huss, as lentes dentais melhoram a vida de qualquer pessoa por vários motivos | Foto: Divulgação

    MANAUS (AM) - A celeb Juliette Freire acabou de adotar a “queridinha” do sorriso dos famosos, mas as lentes de contato dental estão longe de ser apenas isso, uma vez que apresentam diversos benefícios e não apenas para a saúde bucal das pessoas. Em Manaus, quem afirma é a cirurgiã-dentista Cíntia Huss, especialista em implantes e lentes de contato dental.

      As lentes de contato dental são películas ultrafinas e em porcelana que são colocadas sobre a superfície do dente, deixando o sorriso esteticamente divino.  

    Mas a estética – apesar de ser um elemento fundamental, porque eleva imediatamente a autoestima – não é o único benefício para adoção das lentes.

    De acordo com Huss, as lentes dentais melhoram a vida de qualquer pessoa por vários motivos. “Destaco que, primeiramente, é uma questão de saúde. As lentes recobrem manchas que os dentes possuem, bem como o aspecto de desgaste, além de fecharem pequenos espaços curtos que podem ter entre os dentes, evitando que bactérias se alojem no local e isso faz com que fiquem aparentemente estruturados, facilitando, inclusive, a mastigação”, explica a especialista.

    A cirurgiã-dentista elenca ainda que as lentes de contato dentais podem durar até 15 anos ou mais, dependendo dos cuidados diários.

    “É preciso evitar, por exemplo, mastigar coisas que podem romper as lentes, mas os benefícios para a saúde em geral são indiscutíveis”, afirma.

    Vantagens das lentes de contatos dentais:

    • Melhora a estética do sorriso: as lentes de contato dental melhoram o visual dos dentes mal posicionados, separados, quebrados e, ao mesmo tempo, levantam o astral de qualquer pessoa;

    • Preserva a estrutura natural do dente: a fina estrutura do material das lentes faz com que haja um desgaste mínimo na estrutura natural dos dentes, mas isso não quer dizer que a higiene bucal seja abandonada;

    • Pode durar de 10 a 15 anos, mas há muitos casos em que esse tempo é bem maior;

    • Resistente às manchas: as lentes de contato dentais não mancham à toa com a ingestão de alguns alimentos como vinho, açaí e café;

     

    Cirurgiã-dentista Cíntia Huss, especialista em implantes e lentes de contato dental
    Cirurgiã-dentista Cíntia Huss, especialista em implantes e lentes de contato dental | Foto: Divulgação

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais

    É seguro usar lentes de contato dental?

    Saiba tudo sobre lentes de contato dentais