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    SAÚDE


    Pronto-Socorro da Criança orienta sobre atendimentos de baixo risco

    A unidade orienta que os pais podem levar as crianças com baixo risco para serem atendidas na atenção básica ou nos SPA's localizados em todas as áreas de Manaus

     

    A unidade também teve aumento da demanda, que se acredita estar relacionada ao verão amazônico
    A unidade também teve aumento da demanda, que se acredita estar relacionada ao verão amazônico | Foto: divulgação

    MANAUS (AM) - Mais de 80% dos atendimentos realizados no Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) da Zona Leste, em agosto e setembro, poderiam ter sido atendidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

    Diante da constatação e do aumento da demanda, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) iniciou um trabalho de conscientização dos usuários e também de melhoria do fluxo de atendimento no HPSC e nas demais unidades de urgência e emergência da capital.

      Mesmo sendo uma unidade para atendimento emergencial infantil de alta complexidade, o HPSC Zona Leste tem uma grande procura por serviços ambulatoriais, com picos pontuais de atendimentos em alguns dias da semana.  

    A unidade também teve aumento da demanda, que se acredita estar relacionada ao verão amazônico e ao fim das restrições de circulação com o arrefecimento da Covid-19.

    O trabalho de reorganização da rede assistencial integra o programa Saúde Amazonas, obedecendo a protocolos de atendimento conforme a classificação de risco do paciente.

      Uma unidade como o HPSC Zona Leste atende prioritariamente quem recebe a classificação vermelha, laranja e amarela, que são os atendimentos típicos de pronto-socorro.  

    Os pacientes com classificação verde, azul e branco são de média e baixa complexidade e deveriam ser atendidos em UBS.

    No mês de agosto, o HPSC Zona Leste realizou mais de 3,3 mil atendimentos, com 83,18% sendo de pacientes com classificação verde, azul e branco.

    Já no mês de setembro, a procura aumentou na unidade, e até a última quarta-feira (22/09) mais de 5,3 mil atendimentos foram realizados. Destes, 84% são de pacientes que buscaram atendimento de média e baixa complexidade.

    Esses são serviços ambulatoriais disponibilizados em UBS e nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs). Quando direcionados ao pronto-socorro, o tempo de espera do usuário será maior, porque a prioridade desse tipo de unidade é para atendimentos de urgência e emergência, cujo paciente não pode esperar.

    Orientação

    A secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Mônica Melo, explica que esse trabalho de reorganização do atendimento no Hospital da Criança da Zona Leste, dentro da classificação de risco, está sendo fortalecido para orientar a população, as famílias dessas crianças, para que procurem a unidade mais próxima de suas casas em situações que não são de urgência e emergência. 

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    A gente precisa orientar essa população, mostrando onde se deve procurar o atendimento, qual é a porta correta para você procurar, até para não ter essa contingência alta de pacientes, que poderiam estar na atenção básica ou no SPA, não dentro de um pronto-socorro que deveria estar atendendo a alta complexidade, que é o paciente que sofreu uma fratura de crânio, que está com uma pneumonia grave, com uma saturação abaixo de 80%, por exemplo, com outros sinais e sintomas de gravidade com risco eminente de vida "

    Mônica Melo, secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM

     

    A secretária esclarece que o Hospital da Criança da Zona Leste não deixará de atender os pacientes de 

    A diretora do HPSC da Zona Leste, Liege Ribeiro, disse que esse trabalho de educação e conscientização da população sobre onde procurar o atendimento adequado está sendo realizado diariamente na unidade.

    *Com informações da assessoria 

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