Fonte: OpenWeather

    IMUNIZAÇÃO


    Em Manaus, vacinação contra Covid-19 chega a 3 milhões de doses

    A campanha na capital amazonense teve início no dia 19 de janeiro deste ano

     

    O prefeito David Almeida classificou como expressivos os números registrados até agora
    O prefeito David Almeida classificou como expressivos os números registrados até agora | Foto: Camila Batista / Semsa e Marcely Gomes / Arquivo Semcom

    Manaus (AM) - A campanha de vacinação contra a Covid-19, coordenada pela Prefeitura de Manaus, alcançou, na manhã de terça-feira (17), a marca de 3 milhões de doses aplicadas, entre primeira, segunda, dose única e de reforço.

    Até às 11h, o Vacinômetro municipal indicava 1.610.279 primeiras doses, 1.240.182 segundas doses, 26.161 doses únicas e 122.950 doses de reforço.

    A campanha na capital amazonense teve início no dia 19 de janeiro. O prefeito David Almeida classificou como expressivos os números registrados até agora, mas lembrou que ainda há pessoas que não tomaram a primeira dose e há aquelas que não retornaram para concluir o esquema vacinal.

    "

    Essa campanha é muito mais abrangente e ouso afirmar que é a mais complexa de toda a história da vacinação em Manaus e no mundo. Na próxima sexta-feira, completaremos dez meses de um trabalho dedicado das equipes que estão todos os dias nos pontos de vacinação, juntamente com os nossos parceiros das Forças Armadas e de outras instituições que nos apoiam. Precisamos que essas pessoas que não tomaram a primeira dose e as que não voltaram para a segunda dose procurem os pontos de vacinação. Vamos fazer de nossa cidade exemplo de adesão à vacina. "

    David Almeida, prefeito de Manaus

     

    De acordo com os registros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da população vacinável estimada, 176 mil pessoas ainda não tinham tomado a primeira dose até a manhã desta quarta-feira (17). Do quantitativo de segundas doses, 350 mil já passaram dos intervalos indicados pelos laboratórios fabricantes.

    "

    Temos observado uma redução nesses números, mas ainda muito lenta. Nossas estratégias são no sentido de alcançar o maior número de pessoas para diminuir cada vez mais essas quantidades. "

    Shádia Fraxe, secretária da Semsa

     

    Shádia Fraxe lembrou que, seguindo a orientação do Ministério da Saúde (MS), a campanha começou a atender com a dose adicional, o que reforça ainda mais a necessidade de conclusão do esquema vacinal.

    Para ampliar o acesso da população às vacinas, a Semsa criou pontos em todas as zonas da cidade, e o atendimento acontece em unidades de saúde da Semsa, em pontos considerados estratégicos, porque registram um grande fluxo de pessoas, em centros de atenção à criança e ao idoso, na área central da cidade, onde estão localizadas duas grandes feiras fixas, além do mercado municipal sete shoppings centers.

    Dos cinco shoppings que funcionaram no último final de semana, o Manaus Via Norte, incluído como ponto de vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi o que mais registrou doses aplicadas: 2.624 doses em dois dias.

    O shopping Millenium, que entrou na lista de pontos da prefeitura na terça-feira, 16/11, aplicou 517 doses.

    A próxima etapa da campanha será a ampliação da dose de reforço para pessoas de 18 anos e que tenham recebido a segunda dose há pelo menos cinco meses, conforme determinou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:

    AM já aplicou 4.768.189 doses da vacina contra Covid-19 até esta terça

    Vacinação contra Covid: Manaus conta com 51 pontos hoje (16) e quarta

    Manaus atinge 70% da população imunizada contra a Covid-19