Fonte: OpenWeather

    Doação de sangue


    Saiba quantas vezes por ano uma pessoa pode doar sangue

    A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação ocorre imediatamente após a doação

     

    O homem pode doar sangue mais vezes que uma mulher por ano
    O homem pode doar sangue mais vezes que uma mulher por ano | Foto: Divulgação

    Manaus (AM) - Doar sangue é considerado um dos atos de solidariedade mais genuíno. Através dele, milhares de vidas são salvas. A doação de sangue é um processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.

    O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil. Neste dia, os bancos de sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.

    O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. A hematologista do Sistema Hapvida, Hatsumi Iwamoto, fala da importância de doar sangue.

    "

    A doação de sangue é um gesto altruísta, voluntário e anônimo. O doador não deve receber remuneração ou benefícios, de acordo com o artigo 30, da Portaria 2.712, de 12/11/2013. Não há comprovação de benefícios para o organismo do doador. O que podemos afirmar, com certeza, é que ela não traz nenhum risco à saúde, quando seguimos os critérios de quem pode doar com segurança. Mas é sempre importante lembrar que a doação de sangue salva vidas, e esse é o principal motivo para este ato de amor. "

    Hatsumi Iwamoto, Hematologista

     

    A médica ainda esclarece algumas dúvidas sobre o assunto, por exemplo, quantas vezes a pessoa pode doar sangue no ano.

    "

    A frequência máxima de doação de sangue varia de acordo com o sexo. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses entre cada doação. Mulheres podem fazer no máximo três doações anuais, com intervalo mínimo de três meses entre cada uma delas. "

    Hatsumi Iwamoto, Hematologista

     


    Quem está apto a doar sangue:

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para doar sangue é necessário seguir as seguintes regras:

    Ter entre 16 e 69 anos;

    Ter, no mínimo, 50 quilos;

    Estar saudável;

    Estar bem alimentado e descansado;

    Após o parto, as mulheres devem esperar para doar sangue - entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);

    Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar 60;

    Quem doa sangue tem direito a um dia de folga, em cada 12 meses;

    Curiosidades: 

    A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para quem está doando e muito para quem precisa.

    Para doar, é preciso passar por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança a você e aos pacientes que receberão o seu sangue.

    Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e, assim, pode beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e os pacientes internados.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais: 

    Corrida dos Imunizados incentiva vacinação e doação de sangue no AM

    Motociclistas e motoclubes de Manaus se preparam para ajudar Hemoam

    Com vacina premiada, Hemoam bate meta em doação de sangue