Fonte: OpenWeather

    PREVENÇÃO


    Governo do AM alerta para casos de Covid-19 e medidas preventivas

    FVS-RCP registrou aumento de casos confirmados nos últimos nove dias

     

    O uso da máscara e as demais recomendações são consideradas fundamentais no controle da circulação do novo coronavírus.
    O uso da máscara e as demais recomendações são consideradas fundamentais no controle da circulação do novo coronavírus. | Foto: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

    Manaus (AM) - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), identificou aumento de casos confirmados de Covid-19 na comparação nos últimos nove dias, entre 3 e 11 de janeiro.

    No dia 3 de janeiro, o número de novos casos confirmados da infecção registrados no Amazonas era de 88.

      O mesmo indicador nesta terça-feira (11/01) é de 1.219 casos, sendo 928 detectados por teste rápido de antígeno e 291 identificados por RT-PCR, cujo processamento é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), coordenado pela FVS-RCP.  

    Neste período (03/01 a 11/01), a média diária de confirmação de casos de Covid-19 é de 368 casos.

    O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, reforça que os leitos hospitalares de retaguarda estão preparados para um possível aumento de hospitalizações, mas alerta para que a população mantenha as medidas não farmacológicas de prevenção.

    "

    Não podemos deixar que esse número aumente ainda mais. Todos podem ajudar, evitando aglomerações. Evite festas, pois esse não é o momento de comemorar nada. Use máscara e lave as mãos com frequência e, se não puder, use álcool gel. Complete seu esquema vacinal. Lembre-se: a luta contra esse vírus é de todos nós. "

    Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde

     

    Levantamento da FVS-RCP destaca que a última vez em que foram registrados mais de 1.200 casos diários no Amazonas, foi em 31 de março de 2021.

    "

    Estamos em período sazonal para vírus respiratórios, estão circulando variantes, como a Ômicron, então é preciso que a população mantenha as medidas preventivas que estamos divulgando desde o início da pandemia. "

    Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP

     

    Prevenção 

    O uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão e/ou a utilização de álcool a 70% e a adesão à imunização, realizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que continua circulando no Estado.

    Referência 

    A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

    Leia mais:

    Amazonas registrou 1219 casos de Covid-19 nesta terça-feira (11)

    Amazonas não teve registros de mortes por Covid-19 nas últimas 24h

    Novo Boletim da Covid no AM aponta resultados positivos com vacinação