Fonte: OpenWeather

    CURA NATURAL


    Chá de alho cura a gripe? Conheça os benefícios

    O alimento em infusão, não é capaz de combater sozinho o vírus da gripe, mas pode amenizar os sintomas.

     

    A infusão da planta possui propriedades expectorantes, agindo no alívio de sintomas de gripes e resfriados e como coadjuvante no tratamento de doenças como bronquite e asma.
    A infusão da planta possui propriedades expectorantes, agindo no alívio de sintomas de gripes e resfriados e como coadjuvante no tratamento de doenças como bronquite e asma. | Foto: Shutterstock

    Quase todo mundo tem uma receita milagrosa para curar gripe, e entre elas tem um dica dos mais velhos, que é o famoso chá de alho. Mas será que essa receita cura mesmo?

    De acordo com relatos de especialistas, a resposta é não. O alimento em infusão, não é capaz de combater sozinho o vírus da gripe, mas pode amenizar os sintomas.

    Ainda de acordo com a publicação, mesmo o chá de alho não tendo resultados terapêuticos, o alimento tem ação antibacteriana e anti-inflamatória se consumido diariamente traz diversos benefícios para a saúde.

    Age como antibiótico natural

    Um dos seus maiores benefícios, entretanto, está vinculado a uma substância chamada de alicina. Essa substância, responsável pelo cheiro característico, atua como um antibiótico natural, bastante eficiente no combate aos micróbios e bactérias.

    Otimiza o funcionamento do coração

    O alimento ajuda a controlar e reduzir os níveis de colesterol ruim, além de bloquear a coagulação das plaquetas do sangue e diminuir a rigidez dos vasos sanguíneos. Mais um benefício do alho é que ele age como antioxidante e vasodilatador, o que contribui para a boa circulação sanguínea.

    Diminui inchaço

    Como melhora o fluxo sanguíneo, as propriedades do alho também contribuem para a diminuição do inchaço, já que melhora o fluxo hídrico.

    Evita tosse e combate pneumonia

    O alho possui uma forte ação expectorante, antibacteriana e antiviral, ajudando a combater resfriados, gripes e seus sintomas, como tosse e espirros. Outro benefício do alimento está relacionado ao combate à infecções nos canais respiratórios.

    Ajuda no controle glicêmico

    O alho possui um efeito hipoglicemiante, ou seja, ele ajuda na redução do açúcar no sangue. O alimento é capaz de estimular o pâncreas a produzir mais insulina, ajudando no tratamento do diabetes tipo 2.

    Ameniza a TPM

    Como é antioxidante, o alho auxilia na eliminação de substâncias nocivas e causadoras da dor de cabeça, na região lombar e nas mamas, quadros que aparecem especialmente durante a tensão pré-menstrual.

    Alivia dor nas costas

    Por seu uma alimento com forte potencial anti-inflamatório, o alho pode ser usado para prevenir e reduzir dores nas costas.

    Inibe apetite

    O cheiro do alho estimula o organismo a liberar uma substância chamada de leptina, responsável pela sensação de saciedade.

    Acelera o organismo

    O alho é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal e incentiva a atuação do metabolismo.