×
Saúde mental

Projeto de prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens capacita agentes em Manaus

Projeto foi criado por um grupo de 6 psicólogos e 1 suicidólogo

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – O Projeto Cuidar da Vida, de prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens, chega neste final de semana em Manaus, onde 26 representantes dos Regionais Noroeste e o Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participam do segundo encontro dos seis em que a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB está realizando em todo o Brasil.

O projeto, criado por um grupo de 6 psicólogos e 1 suicidólogo, pretende capacitar Agentes de Pastoral acerca da Prevenção do suicídio com o intuito de formar líderes que possam, posteriormente, serem multiplicadores da formação de outras lideranças locais. O trabalho deve ser realizado nos ambientes em que os adolescentes e jovens se encontram.

O encontro, que será realizado em Manaus neste final de semana, vai tentar ajudar as pessoas que estão participando a tentarem identificar em seus trabalhos alguns sinais desta situação, pessoas que estejam com a saúde mental fragilizada, numa perspectiva de decorrência para a questão da tentativa de suicídio e perceber também toda uma rede de apoio que deve se gerar em torno das pessoas.

Ao longo do minicurso será abordado a questão da prevenção do suicídio, definindo o que é o suicídio; os mitos e tabus; os dados atuais; os fatores de risco: violência física, homofobia, bullying, cyberbullying, ansiedade, depressão; a doutrina eclesial e suicídio; ações preventivas: fortalecimento de redes; importância da espiritualidade. No programa também aparece a questão do pósvenção, as tentativas não concretizadas e concretizadas (luto), sequelas físicas, depressão, recorrência; lidar com quem sofre: família, o grupo de jovens, colegas da escola.

*Com informações do Vatican News

Leia mais

Marido mata mulher a facadas e comete suicídio dentro de micro-ônibus em Manaus

Taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% entre 2021 e 2022; números entre indígenas preocupa 

Fiocruz aponta aumento de suicídio entre jovens indígenas no Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *