×
agressão

PF faz busca e apreensão na casa de acusados de agredirem Moraes na Itália

Os investigadores estão nas casas de Roberto Mantovani Filho, 71 anos, e da esposa dele, Andréa Munarão, e do empresário Alexandre Zanatta

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão nas casas dos empresário Roberto Mantovani Filho, de 71 anos, e da esposa dele, Andréa Munarão, e do empresário Alexandre Zanatta. Os três são investigados por agressões e xingamentos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália. Os mandados foram expedidos pela presidente do STF, ministra Rosa Weber.

De acordo com a PF, Moraes estava na Itália para palestrar no Fórum Internacional de Direito, na Universidade de Siena, quando a família do ministro foi abordada por uma mulher identificada como Andréa, que xingou o magistrado de “bandido, comunista e comprado” e depois iniciou-se uma confusão, que culminou, inclusive, em agressão ao filho de Moraes.

Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (18), o empresário Roberto Mantovani negou ter agredido o ministro Alexandre de Moraes durante uma confusão no aeroporto, na última sexta-feira (14).

Em quase duas horas de depoimento na delegacia da PF em Piracicaba, no interior de São Paulo, Mantovani afirmou que houve um “entrevero” com o filho do ministro, que teria feito “ofensas bastante pesadas” à sua esposa no aeroporto, segundo o advogado de defesa.

“Ele nega ter havido um empurrão. Ele diz que, em razão de ofensas que eram proferidas à sua esposa, ele afastou essa pessoa (filho de Moraes), que ele sequer sabia quem era. Mas era uma pessoa que fazia ofensas bastantes pesadas, muito desrespeitosas, à sua mulher”

, disse o advogado Ralph Tórtima.

A esposa de Mantovani, Andréa Munarão, é apontada como a autora de ofensas ao ministro Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma. Em relato feito pelo magistrado à PF, ela o xingou de “bandido, comunista e comprado”, o que teria dado início à confusão.

A defesa nega que Andréa seja a autora das ofensas. Ela ainda vai prestar depoimento nesta terça-feira. Segundo relato feito à PF no dia da ocorrência, Mantovani teria agredido fisicamente o filho do ministro com um tapa no rosto, o que ele também negou.

“O senhor Roberto deixou claro que jamais proferiu, em momento algum, qualquer ofensa direcionada ao ministro. Realmente, reconheceu que houve um entrevero com o jovem que estava ali no local, e que esse jovem eles sequer sabiam quem era. Somente quando desembarcaram e foram abordados pela Polícia Federal no aeroporto (em São Paulo) é que tomaram conhecimento que se tratava de um filho do ministro”

, disse o advogado Ralph Tórtima.
Nas imagens, Andreia Munarão, Alexandre Zanatta e o empresário Roberto Mantovani Filho - Metrópoles
Andréa Munarão, Alexandre Zanatta e o empresário Roberto Mantovani Filho são apontados como os possíveis agressores do ministro Alexandre de Moraes Reprodução

Imagens

As imagens das câmeras do aeroporto podem ser determinantes para preencher algumas lacunas do caso. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que os vídeos da agressão ao ministro Alexandre de Moraes e aos seus familiares chegam para análise das autoridades brasileiras até a próxima sexta-feira (21).

Os registros foram solicitados à segurança do aeroporto, via canais de cooperação internacional. A expectativa é que o material sirva para eliminar o conflito dos depoimentos dados pelos envolvidos na situação.

Caso a versão de Moraes seja confirmada pelas imagens, os três possíveis agressores podem ser indiciados por crimes contra a honra, agressão e atos antidemocráticos. A pena é de até 8 anos de prisão.

*Com informações da Metrópoles

Leia mais:

Lula e Macron querem fim de sanções se Venezuela tiver “eleições justas”

Lula diz que acordo UE-Mercosul não será definido em Bruxelas

Amazonas participa de missão educacional na França e nos Países Baixos voltada para avanços em avaliação escolar

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *