×
Vacinação

Baixa vacinação pode reintroduzir doenças imunopreveníveis em Manaus

A redução gradual da cobertura vacinal na capital, o que ocasiona o risco elevado do retorno de doenças imunopreveníveis, tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Tema foi debatido em fórum da Prefeitura. Foto: Divulgação/Semsa

Manaus (AM) – Vem chamando atenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a redução gradual da cobertura vacinal na capital, o que ocasiona o risco elevado do retorno de doenças imunopreveníveis, já controladas ou erradicadas no país, como o sarampo e a poliomielite. O tema foi debatido no I Fórum Municipal de Vacinação, realizado pela Prefeitura de Manaus, na quarta-feira (16).

Com o tema “Imunoprevenção, uma responsabilidade de todos”, o fórum reuniu gestores e especialistas com o objetivo de discutir o tema e mobilizar profissionais e instituições da esfera pública e privada, para a promoção de estratégias que permitam a recuperação dos percentuais de vacinação adequados para as vacinas disponíveis, em especial as dirigidas às crianças de 0 a 14 anos.

Índices

Shádia Fraxe apresentou os índices de cobertura vacinal para as principais doenças de monitoramento nacional e destacou a necessidade de estratégias conjuntas para ampliar a adesão da população às vacinas disponíveis e garantir a elevação dos índices de cobertura vacinal ao patamar mínimo de 95%, conforme recomenda o Ministério da Saúde.

“O nível de cobertura vacinal no Brasil está em queda desde 2015, nos aproximando do que tínhamos na década de 1980, o que é triste e inadmissível”, disse a secretária.

Série histórica de 2014 a 2021 mostra que, em Manaus, as nove principais vacinas aplicadas no primeiro ano de vida tiveram queda de cobertura neste período e que apenas a BCG, que protege contra formas graves da tuberculose e é aplicada nas maternidades logo após o nascimento, se mantém acima da meta, embora tenha caído de 134% em 2014 para 98,6% em 2021.

As vacinas contra o rotavírus humano, a hepatite A, a poliomielite e a vacina pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B) estão com cobertura abaixo de 70%, de acordo com dados de 2021. Todas tiveram redução na cobertura nos últimos sete anos.

Já a vacina contra o meningococo C e as vacinas pneumocócica e tríplice viral D1 (sarampo, rubéola e caxumba) registraram, em 2021, menos de 80% de cobertura vacinal em crianças manauenses menores de 1 ano.

O menor índice verificado é a da febre amarela (55,3%), considerado crítico e inadmissível, especialmente porque a região Norte é área endêmica para a doença. “Na comparação nacional, Manaus ainda tem médias de cobertura maiores que o Brasil, mas isso não nos conforta porque, de fato, temos um problema sério a resolver e é determinação do prefeito David Almeida que a atual gestão faça todos os esforços para reverter essa perda histórica”, assegurou a secretária.

Shádia salientou que a interrupção na vacinação, mesmo que por períodos reduzidos, aumenta a probabilidade de surtos e a exposição a doenças, sequelas e mortes. Ela citou o exemplo de reintrodução do sarampo no Brasil em 2018 e o surgimento recente de um caso de poliomielite pelo vírus selvagem tipo I em Malawi, na África, colocando a comunidade mundial em alerta.

A secretária também ressaltou que, com a redução gradual de cobertura vacinal observada no restante do país e no mundo, organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o próprio Ministério da Saúde têm chamado atenção para o problema. Segundo ela, a pandemia de Covid-19 agravou a baixa cobertura, mas não é sua principal causa.

De acordo com Shádia Fraxe, as fake news estão entre os fatores que impactam na adesão às vacinas. Informações sem fundamento e também a falta de prioridade da vacinação entre as famílias, seja pela vida corrida ou mesmo pela ideia de que, com as doenças controladas, as vacinas não são mais tão importantes, afastam a comunidade das salas de vacina.

“As coberturas vacinais abaixo do que preconizam os organismos internacionais trazem um risco real e é preciso que todos percebam a gravidade deste problema e sintam-se responsáveis pela mudança do cenário”, alertou. Para a secretária, “é fundamental que diferentes agentes de saúde, governos e a sociedade civil de modo geral, atuem unidos para desconstruir mitos e notícias falsas sobre a vacinação”.

Ações

Como medida prática, a Semsa propôs, no evento, a elaboração da “Carta de Manaus”, como demonstração de compromisso da prefeitura e representantes da sociedade civil organizada com a ampliação da vacinação na capital. Uma minuta do documento já está formatada e será enviada para que os órgãos presentes ao fórum, assinem o texto final, após contribuições e aprovação.

Também como estratégia para reverter a baixa cobertura vacinal, a Prefeitura de Manaus elaborou uma campanha publicitária, apresentada pela secretária Shádia Fraxe durante o fórum. A campanha já está no ar e é dirigida aos pais e responsáveis por crianças de 0 a 14 anos. Com o tema “Toda Vacina é Importante”, as peças chamam a atenção para a necessidade de manter o cartão de vacinação das crianças atualizado, conforme indicação do calendário vacinal.

*Com informações da assessoria

Edição: Leonardo Sena

Leia mais:

Manaus terá 52 pontos para vacinação contra a Covid nesta semana

Prefeitura vai reforçar necessidade de atualização do calendário nacional de vacinação

Wilson Lima destaca retorno da economia criativa no “Show da Vacinação”

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *