Iniciativa Estudantes de Manaus participam de projeto de teatro lambe-lambe em escola O projeto é realizado pela Menina Miúda Produções Artísticas e segue em circulação por escolas da rede pública de Manaus Em Tempo* - 11/04/2024 às 13:4411/04/2024 às 13:44 Boneca Amélia, a protagonista da história, vista pelo buraco da caixa Foto: Divulgação/Menina Miúda Produções Manaus (AM) — Alunos da Escola Municipal Antônio Medeiros Da Silva, localizada no bairro União da Vitória, receberam as apresentações do projeto “Amélia e a Flor — Circulação de Teatro Lambe-Lambe”, em Manaus. Além das apresentações de teatro lambe-lambe, os jovens também participaram de oficinas sobre a história do gênero artístico no Brasil, onde também refletiram e analisaram o enredo apresentado na encenação. O projeto é realizado pela Menina Miúda Produções Artísticas e segue em circulação por escolas da rede pública de Manaus desde a última segunda (8), e finaliza sua temporada de apresentações nesta sexta (12), no IV CMPM — Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, situado no bairro Gilberto Mestrinho. O espetáculo conta a história da pequena Amélia, que tenta se proteger, dentro de um sótão, das consequências de uma guerra. A técnica do teatro lambe-lambe utiliza uma pequena caixa cênica, portátil, dentro da qual é encenado um espetáculo, que, em geral, tem curta duração, com a utilização de bonecos ou outros objetos que são animados. Durante a apresentação, os alunos sentam-se à frente da estrutura e se inclinam para observar a encenação da boneca, manipulada pelo artista Cairo Vasconcelos, por meio de um buraco na caixa. Para se ambientarem mais com a obra, eles recebem o auxílio de um fone de ouvido para ouvir a trilha sonora do espetáculo. Visões Alunos observam explicação de Cairo sobre o interior da caixa Foto: Divulgação/Menina Miúda Produções As impressões sobre a historinha apresentada no espetáculo são diversas. A estudante Laís Pacheco, 14, da nona série, achou a iniciativa bastante criativa. “Vi uma menina sobre uma estrutura, como uma casa, que basicamente estava sozinha. E quando a gente chega para ver ela, ela meio que nos vê e acaba se mostrando para gente. Acho muito bom, porque isso parte da cultura, que leva o estudante a ter outra visão, não só com o teatro de pessoas, mas também com objetos ou bonecos”, declara ela. Ainda sobre o espetáculo, a aluna Letícia Barbosa, 14, da oitava série, gostou bastante da boneca e da música apresentada como trilha sonora. “Vi que ela apresentava um pouco de solidão, tristeza, e queria estar com alguém. Ela enxugava o rosto como se estivesse chorando. Acho muito legal [essas iniciativas na escola] porque às vezes pode também ser um passatempo, e tem muitas curiosidades que a gente até nem sabe. E dá para gente fazer perguntas também”, pontua ela. “Sabendo dos escassos consumos de cultura pela população de outras regiões da cidade de Manaus, o projeto visa oportunizar a democratização e difusão da linguagem do teatro lambe-lambe para estudantes das regiões longínquas da cidade de Manaus, sendo de fundamental importância o consumo cultural dos indivíduos a arte em suas diversas formas”, completa Cairo Vasconcelos, diretor e ministrador do projeto. *Com informações da assessoria Leia mais: Presidente Figueiredo recebe oficina de iniciação teatral ‘Autonomia da Interpretação’ ‘Aldeia Manaó’: Projeto levará oficinas, palestras e saberes dos povos indígenas para escola de Manaus Entre na nossa comunidade no Whatsapp!