×
Sustentabilidade

Rumo à COP 30, Emater-Pará destaca protagonismo na agricultura sustentável

Emater-Pará tem intensificado sua atuação em 2025, com foco na sustentabilidade e no fortalecimento da agricultura familiar

Foto: Divulgação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) tem intensificado sua atuação em 2025, com foco na sustentabilidade e no fortalecimento da agricultura familiar, mirando sua participação na COP 30, que será realizada este ano em Belém.

“Vamos apresentar os resultados do nosso trabalho com comunidades tradicionais, agricultores familiares, extrativistas, quilombolas e pescadores. Teremos um espaço dedicado às práticas sustentáveis, incluindo restauração florestal e bioeconomia”, destaca o presidente da Emater-Pará, Joniel Vieira de Abreu.

A Emater tem se preparado para mostrar ao mundo o impacto de suas ações ambientais e sociais, reforçando seu compromisso com a agricultura de baixo carbono e práticas agroecológicas. Para 2025, a instituição tem como metas ampliar os projetos de crédito rural, aumentar o número de capacitações técnicas, intensificar ações de regularização fundiária e expandir a assistência técnica gratuita a agricultores em todas as regiões do estado.

“Estamos focados em garantir que o produtor rural tenha acesso a crédito, capacitação e suporte técnico para fortalecer suas atividades de forma sustentável”, afirma Joniel.

Entre os avanços recentes, destacam-se a elaboração de projetos de crédito que somaram R$ 69,9 milhões em investimentos em 2024, e a realização de milhares de atendimentos e capacitações voltadas para a inserção de agricultores em mercados institucionais.

Em 2024, a Emater-Pará realizou um total de 99.816 atendimentos, beneficiando diretamente 59.720 pessoas em todo o estado. Desse total, 36.693 atendimentos foram voltados para agricultores familiares, evidenciando o foco prioritário da instituição nesse público. Os demais atendimentos contemplaram comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas, pescadores artesanais e extrativistas.

Também em 2024, a Emater organizou 4.421 capacitações técnicas com temas estratégicos para os produtores, como bovinocultura, fruticultura, agroecologia, sistemas agroflorestais e acesso a mercados institucionais como o PAA e o PNAE. Essas formações contribuíram para o aumento da qualificação dos produtores e sua inserção em cadeias produtivas sustentáveis.

Além disso, a instituição apoiou 4.396 agricultores na comercialização de seus produtos em feiras, eventos e mercados institucionais, garantindo não apenas renda, mas também visibilidade para o trabalho desenvolvido no campo paraense.

A inclusão de grupos tradicionais em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a execução do Programa Territórios Sustentáveis (PTS) também integram esse esforço contínuo.

Apesar dos bons resultados, a instituição enfrenta desafios estruturais e financeiros que limitam sua capacidade de expansão. A ausência de um fundo nacional e estadual para financiar de forma contínua a extensão rural e a falta de uma legislação que reconheça os serviços da Emater-Pará como essenciais comprometem a consolidação de políticas públicas mais robustas para o campo.

“Precisamos de um sistema integrado entre União, estados e municípios que garanta o financiamento e a permanência da assistência técnica rural. Sem isso, corremos o risco de retroceder justamente quando o mundo está voltado para a sustentabilidade e o fortalecimento dos modos de vida tradicionais”, alerta o presidente.

Com apoio da Embrapa, solução à base de alho e cebola substitui agrotóxicos no Amapá

Produtores do Amapá estão adotando um defensivo agrícola natural feito com cebola e alho, desenvolvido com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), como alternativa sustentável aos agrotóxicos. A solução combate pragas de forma eficaz, com menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana, além de ser acessível aos agricultores.

Estudos, como os do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que o uso prolongado de agrotóxicos está ligado a doenças graves e à contaminação de rios e solos. O defensivo natural evita esses efeitos, promovendo uma agricultura mais segura e respeitosa com o meio ambiente. A Embrapa tem capacitado produtores locais para o uso correto da fórmula, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis na Amazônia.

Contrapartida empresarial fortalece industrialização e geração de empregos no Tocantins

O governo do Tocantins firmou contratos de incentivos fiscais que preveem investimentos de R$ 1,05 bilhão em contrapartida por parte de duas empresas estratégicas para o desenvolvimento regional: a Tocantins Bioenergia LTDA., voltada ao setor sucroalcooleiro, e a Cerâmica Nova Olinda LTDA., do ramo de produção de materiais cerâmicos. Os recursos devem ser aplicados na instalação e ampliação das atividades empresariais, com expectativa de gerar mais de 500 empregos diretos e indiretos no estado.

A contrapartida foi viabilizada por meio do Programa de Incentivo à Indústria (Proindústria), que concede benefícios fiscais com base em critérios de impacto econômico, sustentabilidade e geração de renda. Esse mecanismo busca atrair novos empreendimentos e fortalecer os já existentes, garantindo expansão da base produtiva e o aumento da arrecadação estadual de forma sustentável.

A iniciativa se insere no esforço do estado para impulsionar sua industrialização e diversificação econômica, tradicionalmente pautada no agronegócio. Ao fomentar cadeias produtivas ligadas à energia renovável e à construção civil, o estado amplia sua capacidade de atração de investimentos e consolida um ambiente favorável ao crescimento, com impactos positivos sobre a economia local e regional.

Missiato amplia presença no Norte com novo centro de distribuição em Manaus

A Missiato Indústria e Comércio Ltda., nacionalmente conhecida pela icônica bebida ‘Corote’, deu um passo estratégico em sua expansão logística ao inaugurar um novo centro de distribuição (CD) em Manaus.  A empresa, que atua há mais de 70 anos no setor de bebidas e produtos alimentícios, tem investido de forma contínua no fortalecimento da sua malha logística e na ampliação do alcance de seus produtos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Com uma área de 900m² e capacidade para armazenar 100 mil caixas de produtos, a nova unidade atenderá os 62 municípios do estado, garantindo mais agilidade e eficiência na distribuição.

Essa iniciativa marca um avanço significativo da companhia no mercado regional e representa um importante reforço para o Polo Industrial de Manaus (PIM). Além de impulsionar a presença da marca Missiato no Norte do país, a nova unidade traz ganhos logísticos ao reduzir prazos de entrega, custos operacionais e melhorar a distribuição de seus produtos na região.

A iniciativa também fortalece a cadeia de suprimentos local, estimulando o comércio e o setor de transportes, ao mesmo tempo em que contribui para a geração de empregos e desenvolvimento econômico do estado.

RÁPIDAS & BOAS

O primeiro leilão da Justiça do Trabalho da 11⁠ª Região (AM/RR) de 2025 será realizado na segunda-feira (31/3), às 9h30 (Manaus), com apartamento, lote de terras, chácara, fábrica de bebidas, além de carros, roupas, entre outros bens. Os imóveis leiloados estão localizados no Amazonas, nos municípios de Itacoatiara, Autazes, Novo Airão e Manaus. O leilão ocorrerá exclusivamente em formato virtual por meio do link (https://tinyurl.com/muhk2t48). 

******************************************

A 2ª edição do ‘AUTOCOM Summit’ será realizada entre os dias 1º e 3/4, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, em São Paulo, das 9h às 12h30. O evento acontece paralelamente à ‘Feira AUTOCOM 2025’, a maior feira de tecnologia para o varejo e automação comercial da América Latina, que este ano celebra sua 25ª edição. A compra de ingressos e inscrições podem ser feitas por meio do link (feiraautocom.com.br).

******************************************

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM)  está com inscrições abertas do Exame de Seleção da nova turma do curso de ‘Especialização em Inteligência Artificial para Engenharia de Testes de Software’ até quarta-feira (2/4) pelo link (https://tinyurl.com/yartdyyt).

Leia mais: Do látex à moda sustentável: como a Bossapack transforma a economia da floresta

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *