×
amazônia chibata

Livro sobre o ariá será lançado com versão em língua Tukano

Primeiro da série Amazônia Chibata, obra destaca memória afetiva e resgate cultural

Obra foi escrita por ele em colaboração com onze coautores, entre indígenas e não indígenas
Obra foi escrita por ele em colaboração com onze coautores, entre indígenas e não indígenas. Foto: Divulgação

O livro ‘Ariá: um alimento de memória afetiva’, publicado pelas Editoras Valer e Inpa, será lançado nesta quarta-feir (16), a partir das 17h, no restaurante Caxiri, localizado no Largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus. A entrada é gratuita.

Primeiro volume da série Amazônia Chibata, a obra foca no ariá (Goeppertia allouia, sinônimo de Calathea allouia), um tubérculo amazônico tradicional que, com o passar das décadas, foi desaparecendo das feiras e mercados da região.

Memória afetiva e ancestralidade

A inspiração para o livro nasceu das lembranças de infância de Dona Nora, avó materna do autor Eli Minev-Benzecry, de apenas 17 anos. Em colaboração com ele, onze coautores, entre indígenas e não indígenas, escreveram a obra: Ruby Vargas-Isla, Laura Leite, Silvio Barreto, Tyson Ferreira-Sateré, Marly Lima, Bosco Gordiano, Maiana Lago, Atmam Batista, Ariel Blind, Ana Carla Bruno. A organização é da Dra. Noemia Ishikawa, pesquisadora do Inpa.

Além de recuperar a importância do ariá na alimentação amazônica, o livro propõe sua ressignificação, incentivando o cultivo e consumo, e contribuindo para a segurança alimentar e a geração de renda nas comunidades da Amazônia.

Uma obra trilingue, sensorial e científica

A coordenadora editorial da Valer, professora Neiza Teixeira, destaca o caráter multicultural e intergeracional da publicação:

“A obra evidencia a amazonidade e valoriza a auricularidade, um saber que se transmite pela escuta. Ela promove um diálogo entre o conhecimento ancestral dos povos originários e a ciência, sem hierarquias.”

O livro conta ainda com tradução para a Língua Ye’pâ-masã (Tukano), feita por Rosilda Maria Cordeiro da Silva, e ilustrações de Hadna Abreu. A publicação apresenta também receitas criadas por chefs renomados, tendo o ariá como ingrediente principal.

Compromisso com a valorização da sociobiodiversidade

O diretor do Inpa, Dr. Henrique Pereira, prefacia a obra destacando o potencial do ariá como aliado em tempos de crise climática:

“Este livro pode inspirar uma nova valorização dos alimentos e práticas culturais essenciais às comunidades amazônicas.”

Ele reforça que a série Amazônia Chibata é um convite para celebrar o mundo amazônico e sua sociobiodiversidade, promovendo sustentabilidade e soberania alimentar.

Leia mais:

Povos dessana, tukano e baré, do Alto Rio Negro, participam da 2ª Mostra Indígena 

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *