×
DEFENSORIA

Para reforçar atendimento, Defensoria realiza posse popular de 15 novos defensores públicos

Novos membros da instituição iniciaram atuação em mutirão da Defensoria Itinerante

posse popular defensoria
Cerimônia foi realizada no Largo de São Sebastião. - Evandro Seixas/DPE-AM

Manaus (AM) – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) conta agora com 145 defensoras e defensores públicos. Nesta quinta-feira (28), o defensor público-geral, Ricardo Paiva, deu posse a mais 15 novos membros da instituição, que ingressam na carreira reforçando o atendimento no interior.

A cerimônia foi realizada no Largo de São Sebastião, na rua Costa Azevedo, esquina com a Rua 10 de julho, Centro de Manaus. Em seguida, defensores e defensoras iniciaram sua atuação no mutirão de atendimentos do Defensoria Itinerante, que ocorre até esta sexta-feira (29), também no Largo de São Sebastião.

Ao discursar, Ricardo Paiva ressaltou que hoje foi um dia histórico para a Defensoria do Amazonas, porque se realiza a primeira posse popular e porque tomam posse os primeiros defensores e defensoras aprovados no sistema de cotas.

“Entendemos que a essência da Defensoria é o povo e que precisamos estar cada vez mais perto da população”,

afirmou.

Ele ressaltou que o sistema de cotas é uma forma de contribuir para a redução das desigualdades sociais no País. Paiva também destacou que os novos defensores já iniciam sua atuação no mutirão da Defensoria Itinerante e que, com eles, a DPE-AM poderá inaugurar o Polo do Juruá, o 12º polo da DPE-AM no interior.

O defensor geral cedeu a palavra à defensora pública Domingas Laranjeiras, em deferência aos seus 37 anos de carreira na assistência jurídica gratuita.

“Espero que vocês tratem essa profissão como um sacerdócio, e que essa alegria de hoje seja permanente, como está sendo a minha há 37 anos”,

disse a defensora, se dirigindo aos novos defensores.

Aprovado em primeiro lugar na ampla concorrência do concurso para defensor público, Miguel Eduardo de Azevedo foi um dos que tomou posse nesta quinta-feira e fez um discurso destacando o simbolismo de tomar posse em praça pública.

“É uma imensa alegria celebrar a nossa posse neste lugar. É relevante e simbólico que a nossa posse se dê em meio ao povo amazonense, em referência à razão de ser da Defensoria Pública, que é o povo”,

disse.

Hora de acolher

Miguel de Azevedo citou ainda o poeta Thiago de Mello, ao dizer que “é tempo de avançar de mãos dadas”, de ir ao encontro e que “os que virão serão povo”.

“É hora de manejar a empatia, a preocupação com o outro, acolher as dores, as queixas, as pessoas”,

afirmou.

Emilly Bianca Ferreira dos Santos, defensora aprovada em primeiro lugar na cota para negros, pardos, indígenas e quilombolas, também discursou destacando a trajetória de cada novo defensor e a diversidade de percursos.

“Essa diversidade também está sendo celebrada, porque foi realizado o primeiro concurso para defensor da Defensoria do Amazonas com cotas, política afirmativa que é importante porque visa corrigir centenas de anos de escravidão, de desigualdade, de racismo”,

disse.

Para a nova defensora, a representatividade deve estar presente no dia a dia da DPE-AM.

“É importante que grupos vulneráveis que buscam a Defensoria também possam se enxergar na instituição”,

afirmou.

Além de Miguel e Emilly, tomaram posse Daniele dos Santos Fernandes; Amanda Silva Farias Dias Pereira; Letícia Borges de Ornelas; Thays Lidianne Campos de Azevedo Pereira; Enio Jorge Lima Barbalho Júnior; Rachel Phanuelly Marinho e Silva; Aline de Azevedo da Silva; Suiam da Rocha e Silva Lopes; Pedro Henrique Pereira Paiva; Bárbara Mattos Deucher e Jarden Marquel de Aquino Ribeiro, Ana Sofia Cavalcante Pinheiro e João Gustavo Henriques de Morais Fonseca.

Reconhecimento

Autoridades do Estado prestigiaram o evento. Estiveram presentes o controlador geral do Estado, Otávio Gomes, representando o Governo do Estado; o desembargador Elci Simões, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes; o secretário municipal chefe da Casa Civil, Rafael Bertazzo, representando a Prefeitura de Manaus.

Também compareceram o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro; o procurador geral de Justiça do Estado, Alberto Nascimento, a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), defensora Melissa Credie Borborema, a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte, além do arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner.

Fortalecimento

Com os novos defensores e defensoras, a Defensoria saiu de 130 para 145 membros, um reflexo do investimento feito nos últimos anos para o fortalecimento institucional e de atendimento à população.

Somente nos dois últimos anos até julho de 2022, 41 defensores tomaram posse, reforçando principalmente a assistência aos moradores de municípios do interior.

A Defensoria também tem reforçado o quadro de servidores, contando atualmente com 429 profissionais na capital e no interior.

Destes, 152 servidores concursados tomaram posse nos dois últimos anos, até julho de 2022.

Com o reforço no número de defensores e de servidores, além do investimento em estrutura e tecnologia, a Defensoria tem conseguido ampliar seu alcance levando seus serviços a um número cada vez maior de pessoas.

Já são 11 polos no interior, que alcançam 48 municípios e uma população de 1,6 milhão de pessoas nas regiões do Baixo e Médio Amazonas, Alto e Médio Solimões, Alto Rio Negro, Madeira e Médio Madeira, Purus, Maués, Coari, e Rio-Negro Solimões, sendo este último o primeiro polo da Defensoria com sede própria, em Manacapuru.

O projeto de interiorização prevê ainda a implantação de mais sete sedes nos municípios da Região Metropolitana de Manaus: Careiro Castanho, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes, Careiro da Várzea e Manaquiri. Além destas sedes, será inaugurado o Polo do Juruá, com sede em Eirunepé, que atenderá ainda Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira.

O projeto inclui também a construção de Unidades Descentralizadas do Interior (UDIs), para facilitar a comunicação e o atendimento da sede dos polos da Defensoria com cidades inseridas em sua região.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Resultado final do concurso para defensores públicos é divulgado

Flávio Pascarelli, Graça Figueiredo e Anselmo Chíxaro tomam posse como novos dirigentes do TJAM

David Almeida prestigia cerimônia de posse de dirigentes do TJAM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *