×
UNICEF

Prefeitura e Unicef fortalecem parceria de atenção a refugiados e migrantes em Manaus

Entre os resultados da parceria destacados durante o encontro está a vinculação de aproximadamente 7 mil migrantes ou refugiados às UBSs da rede municipal de saúde.

Parceria com a Unicef ajuda Manaus a melhorar índices de acolhimento

Manaus (AM) – A parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está sendo fortalecida por meio da ampliação de ações estratégicas voltadas à saúde básica de refugiados e migrantes que vivem na capital amazonense.

Na última quarta-feira, 21/9, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, recebeu a consultora do Unicef, Neideana Ribeiro, na sede da secretaria, em uma reunião de apresentação dos resultados já obtidos e reafirmação do compromisso de seguir avançando em projetos prioritários.

O encontrou contou com a participação da diretora de Atenção Primária da Semsa, Sonja Farias, da diretora da Escola de Saúde Pública da Semsa (Esap), Karina Cerquinho, e do diretor de Gestão de Educação em Saúde da Esap, Fabiano Corrêa Batista.

“É sempre importante contarmos com parceiros para aumentar nossa capacidade de atendimento e o Unicef veio para somar as nossas ações. O Sistema Único de Saúde (SUS), no qual nós executamos a Atenção Primária, atende todos os cidadãos que vivem no território brasileiro, e precisamos seguir nos esforçando para acolher migrantes de refugiados de forma adequada, e levar até eles os nossos serviços de promoção à saúde”, declarou Shádia.

Entre os resultados da parceria destacados durante o encontro está a vinculação de aproximadamente 7 mil migrantes ou refugiados às UBSs da rede municipal de saúde.

O registro dessa população contribui com o desenvolvimento de políticas públicas, acolhimento de maior qualidade e acompanhamento familiar constante.

Neideana Ribeiro disse que, além dos dados, a reunião teve o objetivo de sistematizar um modelo de trabalho para ser levado adiante, entendendo as potencialidades da Semsa e os desafios para chegar até essa população.

“Nossa proposta é dar continuidade a esse trabalho e fazer com que essa população seja vinculada a uma UBS, conheça quais são seus direitos e deveres, quais são os princípios do SUS, entre outros pontos. Também pretendemos dar um foco para a importância da atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes”, contou.

Para os próximos meses, de outubro a dezembro, a parceria visa alavancar outros projetos prioritários, como a elaboração de videoaulas com conteúdo voltado ao atendimento humanizado com apoio da Esap, além de outros serviços essenciais.

Leia mais:

Impactos da degradação ambiental atinge três milhões de pessoas, alerta a ONU

ONU apura massacres de ativistas e indígenas no Brasil

ONG Hermanitos acolhe e integra imigrantes venezuelanos em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *