Manaus (AM) — O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) segue liderando mais uma pesquisa para as Eleições 2024 para a Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira (24). Segundo Pesquisa Perspectiva, Almeida aparece na pesquisa com mais que o dobro de intenções de votos a frente do segundo colocado, o deputado Amom Mandel (Cidadania).
No primeiro cenário apresentado, David Almeida aparece com 18,8%, no segundo lugar Amom Mandel aparece com 7,7% em terceiro lugar aparece com Coronel Menezes. Nesta parte da pesquisa os votos foram calculados a partir de um cenário com intenções espontâneas.
“Nesse cenário, David e Amom polarizam o processo eleitoral já na espontânea”,
acrescentou.
Em quarto lugar aparece o deputado federal Capitão Alberto Neto com 1,3%, seguido por Ricardo Nicolau com 1,1%.
“Esse número é extremamente normal e até, de alguma maneira, está um pouco baixo. A 14 meses da eleição, em todas as eleições, seja para governador ou para prefeito de Manaus, nessa época, o número de eleitores indecisos supera os 70%. Então, já estamos abaixo da média tradicional das últimas 10 eleições”,
observou o CEO da Perspectiva Mercado e Opinião, Durango Duarte.
Evolução Espontânea
Entre os meses março e agosto, o prefeito de Manaus cresceu proporcionalmente na sondagem espontânea, passando de 15,3% para 18,8%, uma alta de 3,5%. Amom Mandel seguiu em segundo lugar passando de 6,0% para 7,7% na pesquisa, um acréscimo de 1,7%.
Segundo Duarte, esse movimento indica que neste período houve um aumento nas decisões de voto. A redução de 9,3% no total de indecisos, reforça essa tendência, disse o pesquisador.
Pesquisa Estimulada
Quando nomes de possíveis candidatos são apresentados, a vantagem de David cresceu em comparação com os resultados da pesquisa do mês de março, passando de 5,7 pontos percentuais para 10,5 pontos.
No mês de março, Almeira registrou 31,9% e Amom 26,2% em pesquisa realizada para a prefeitura. Em agosto, David foi o único dos candidatos a registar crescimento acima da margem de erro de 2,2%, chegando a 36,9%, um acréscimo de 4,8%, contabilizando cerca de 1% de alta por mês.
Amom Mandel, o segundo colocado, estacionou nas pesquisas, oscilando apenas 0,2%, saindo de 26,2% para 26,4%, classificando em termos estatísticos ser irrelevante.
O terceiro lugar Coronel Menezes foi um dos candidatos que caiu na pesquisa, saindo de 9,8% no mês de março para 8,0% em agosto, uma queda de 1,8% pontos percentuais.
Aparecem ainda na pesquisa de agosto, os nomes do ex-deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) que cresceu 0,7% entre os meses; do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) que também caiu na pesquisa, saindo de 4,2% para 4,1%.
Potencial de votos
Na análise do potencial de votos, que soma os resultados de primeir e segunda opção de votos estimulada, o prefeito de Manaus aparece com 46,7% e Amom em segundo lugar com 41%.
Menezes no terceiro lugar surge com 14,7%, seguido de Alberto Neto, com 13,3%, e Ricardo Nicolau, com 11,5%. Os demais candidatos não chegam a 10%.
Rejeição
O ex-prefeito Arthur Neto lidera o índice de rejeição. Neto marca 26,1% como primeira opção, podendo chegar a 34,1% no potencial desse índice, quando há a soma de quando é citado como primeira e segunda opção nesse quesito.
Sobre a pesquisa para Prefeitura de Manaus
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 21 de agosto de maneira híbrida por meio do sistema Computer Assisted Telephone Interview (CATI) em Manaus. As entrevistas pessoais foram realizadas por telefone, e de maneira domiciliar, em todas as seis zonas administrativas da cidade, com a seguinte proporção: Zona Norte 27,5%, Zona Leste 23,8%, Zona Sul 16,9%, Zona Oeste 14,3%, Zona Centro-Oeste 9,1%, Zona Centro-Sul 8,4%, tendo como referência o resultado das eleições de 2020 por bairro.
A amostra foi de 2 mil entrevistas. A margem de erro é de 2,2%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.
Pesquisa Anterior
Em julho, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), apareceu em primeiro lugar com 27% das intenções de voto para 2024, na primeira pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data. Em possível cenário político, David apareceu a frente de adversários como Amom Mandel (Cidadania), Alberto Neto (PL) e Eduardo Braga (MDB).
No primeiro cenário apresentado pela pesquisa, David Almeida aparece em primeiro lugar com 27%, seguido pelo atualmente deputado federal Amom com 24% e empatados o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o senador Eduardo Braga (MDB) com 11% de intenções de voto cada.
O quarto lugar da pesquisa é ocupado por é Ricardo (PT) com 9%, seguido por Ricardo Nicolau com 4% das intenções de voto e em último lugar Carol Braz com 2%.
Segundo Cenário
Em outro cenário, o atual prefeito de Manaus também lidera a pesquisa, com 27% das intenções de voto, seguido por Amom Mandel com 23%. Mas, neste caso a pesquisa inseriu o Coronel Menezes (PL), que fica em terceiro lugar aparecendo com 17% e retirou o nome do capitão Alberto Neto da classificação.
A pesquisa segue com Eduardo Braga em quarto lugar com 10% e o ex-deputado federal José Ricardo (PT) tem 9%.
A Real Time Big Data ouviu em Manaus 1500 eleitores entre os dias 19 e 21 de julho, pela encomenda pela Record Manaus. A margem de erro é de 3%; o índice de confiabilidade é de 95%, garantindo a solidez dos resultados apresentados.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, onde o entrevistador não cita nenhum possível nome, onde o eleitor aponta um candidato, David segue em liderança, lembrado por 15% da população. Amom aparece na pesquisa em segundo lugar com 4%, seguido por Coronel Menezes 2% e em últimos colocados empatados aparecem Eduardo Braga, Arthur Neto e Capitão Alberto Neto com 1% das intenções de voto.
Leia mais:
Governo do Amazonas e Prefeitura de Anamã iniciam mutirão de cirurgias oftalmológicas
#SouManaus: Prefeitura abre 2º lote de inscrição para os palcos Guardião da Amazônia e Amazona
Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura atendem novos pontos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱