Manaus (AM) – O Instituto Perspectiva divulgou, nesta sexta-feira (29), a quarta pesquisa de intenção de votos para a eleição a Prefeitura de Manaus. O atual prefeito, David Almeida (Avante), segue na liderança da disputa eleitoral, com 30,3% na estimulada, e mantém posição apresentada nos levantamentos realizados durante o ano.
O topo da tabela da pesquisa define Amom Mandel (Cidadania), em segundo lugar, com 23,7%, demonstrando redução de mais de 3% desde a última estimulada divulgada em novembro, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), em terceiro, com 8,8%.
O quarto levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de dezembro, com 1 mil entrevistas nas seis zonas administrativas de Manaus. O instituto afirma que a margem de erro é 3,1%, para mais ou para menos, e possui 95% de confiabilidade.
O Ipec também publicou a última pesquisa do ano, na quinta-feira (28), que demonstra a liderança de David Almeida frente aos outros pré-candidatos. Com 36% das intenções de votos, o atual prefeito está a quase 10 pontos de diferença do segundo colocado, Amom Mandel, que apresenta 27%.
Diferente do Instituto Perspectiva, no Ipec, o terceiro colocado, com 8%, é o Capitão Alberto Neto (PL). Enquanto Roberto Cidade está na quinta posição, alcançando 4%.
Segundo turno
O cenário hipotético de um segundo turno entre os dois colocados nas listas de intenção de voto, David e Amom, foi observado pelo Instituto Perspectiva. Na pesquisa estimulada de novembro, o prefeito apresentou 46%, enquanto o deputado federal, 41%.
Já a simulação do Ipec aponta que David está com 44% e Amom, 38%. Em um possível confronto com Roberto Cidade, o atual prefeito também garante a vitória de 55% contra 18%.
Manaus bolsonarista
O Instituto Perspectiva também analisou o cenário presidencial. Os dados apontam a preferência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso houvesse novamente uma eleição contra o atual chefe de Estado, Luís Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro aparece com 47,4% na pesquisa estimulada e Lula apresenta 23%.
Apesar da hipótese analisada, o embate é pouco provável para a próxima eleição, em razão da inelegibilidade de Bolsonaro, em oito anos, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por abuso de poder político.
A influência de Bolsonaro em Manaus segue potente. Ainda de acordo com o levantamento, o ex-presidente pode ser fundamental para a decisão do segundo turno da corrida para a Prefeitura. Cerca de 17,5% dos entrevistados afirmaram que votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro.
Leia mais:
David Almeida está entre os 11 prefeitos de capitais possíveis de reeleição, segundo pesquisa
David Almeida lidera intenções de votos com gestão aprovada por maioria dos manauaras
Prefeito David Almeida visita obras na capital amazonense; T7 atinge 95% de execução
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Essa pesquisa é falsa. O prefeito pagou pra empresa mentir à favor dele. O melhor candidato, no momento, pra prefeito de Manaus é o Amon.
Cadê o asfalto das ruas do beija flor 2 ..? Estão cheias de buracos. crateras ..