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Mudança

Como mudar o hábito de reclamar e começar a agir

Cuidado para que a reclamação não se torne uma característica de nossa personalidade

Reprodução: Freepik

Reclamar é uma forma de expressão bastante humana. Em pequenas medidas, não há nada de errado em desabafar o seu desconforto. Este ato somente é considerado problemático quando se torna um hábito e se observarmos à nossa volta, nos diversos contextos em que estamos inseridos, talvez não seja rara a percepção de que a grande maioria das pessoas possui o foco direcionado para buscar culpados, justificativas e razões para queixar-se e explicações.

Se buscarmos o significado da palavra reclamação no dicionário, encontraremos a ideia de ação ou efeito de contradizer, impugnar, opor-se por meio de palavras; protesto. Veja, há que se deixar claro que muitos são os eventos e fatos que merecem protesto e indignação, nosso alerta aqui não está no sentido de desconsiderar esta importância e necessidade, mas na direção de evitar o ato de reclamar como um hábito de vida.

Ou seja, no cuidado para que a reclamação não se torne uma característica de nossa personalidade, um aspecto da nossa identidade.

Uma maneira inteligente para reduzir o comportamento queixoso é entender que a reclamação por si só alimenta a negatividade e nos paralisa diante das adversidades: ao nos depararmos com desafios vida pessoal ou profissional, precisamos compreender que os problemas estão postos, que as tragédias acontecem, que as adversidades não nos pedem opinião, por isto mesmo, devemos nos concentrar naquilo que somos capazes de mudar e aceitar o que é imutável.

Pois alimentar a reclamação é prolongar o que nos desagradar e abastecer uma rede de emoções ruins e acaba por gerar sentimentos e comportamentos desagregadores.

Uma maneira assertiva para reduzir o comportamento queixoso é direcionarmos o nosso olhar para a busca de soluções e resultados: sempre que estivermos diante de problemas e perdas, faz-se necessário o esforço de como melhorar as condições que estão postas. Impera a necessidade de traçarmos planos e ações para a busca de alternativas, já que o ato de reclamar além de não resolver nada, acaba por nos imergir em uma atmosfera de derrota.

Entender que todo problema traz consigo oportunidades e aprendizados certamente nos diferencia diante da vida.

Outra maneira interessante é desenvolvermos um sentimento de gratidão pela vida: a gratidão é uma emoção cujo foco é o presente, logo, a pessoa que possui uma mentalidade de gratidão é alguém que reconhece a importâncias das pequenas coisas: o fato de estar vivo, de possuir um emprego, da saúde dos filhos, de morar próximo ao trabalho, de poder se exercitar, de poder assistir um programa na TV porque tem um lar, tem visão saudável e o cérebro em perfeito funcionamento.

Este exercício de fixar o olhar para o que parece banal e agradecer, acaba por nos gerar melhores sensações e emoções positivas, uma vez que o posicionamento de uma pessoa grata é de alguém que não está perdido nem no passado e nem no futuro.

Por Joziane Mendes

Coordenadora e Docente Universitária. Administradora. Especialista em Gestão de Pessoas com expertise em Comunicação, conflitos, oratória e carreira.

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