Os manauaras gastam 13,4% a mais na conta de energia elétrica por conta das ligações irregulares, conhecidas como “gatos”. O acréscimo na conta é o maior de todo o país, conforme estudo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Por conta das ligações elétricas clandestinas, o consumidor de Manaus acaba tendo que pagar o seu consumo e o consumo de quem furta a energia elétrica.
Segundo a Aneel, o Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar, seguido do Amapá. O custo total dos furtos em 2023 foi de R$ 9,9 bilhões. Desse montante, a agência reconheceu o repasse de R$ 6,9 bilhões aos consumidores nos processos tarifários das distribuidoras.
‘Gatos’
Os chamados “gatos” são considerados “perdas não técnicas” para a empresa. São perdas evitáveis, que não estão relacionadas ao sistema elétrico, mas sim a furtos, fraudes e problemas de medição na rede da distribuidora local.
O valor dos “gatos” entra parcialmente na tarifa do consumidor que está regularizado. A Aneel revisa as tarifas das distribuidoras, medindo as perdas técnicas e não técnicas, e repassando os custos na conta de luz de acordo com critérios de eficiência definidos para cada empresa.
As concessões da Amazonas Energia e da Light têm níveis altos de furtos, relacionados à realidade socioeconômica dos estados do Amazonas e Rio de Janeiro.
Conforme os dados da Aneel, as duas distribuidoras responderam por 32,8% do total de furtos e fraudes na medição de energia registrados no Brasil em 2023.
Furtos de energia
A pesquisa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) mostrou que, em 2023, o Amazonas foi o terceiro estado do país com mais furtos de energia.
Em primeiro lugar ficou o Rio de Janeiro com 11,27 milhões de MWH; em segundo lugar é ocupado por São Paulo, com 6,98 milhões de MWH; e em terceiro lugar, o Amazonas com 4,47 milhões de MWH.
Leia mais:
Contas de energia elétrica não terão custo extra em agosto, diz Aneel
Bairros de Manaus e zona rural ficarão sem energia elétrica nesta sexta-feira (26); confira
Pesquisa aponta que energia elétrica tem maior peso no orçamento doméstico na região Norte
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱