O píer provisório da SuperTerminais em Itacoatiara, que começou a operar em 12 de setembro, já movimentou 80 mil toneladas de produtos em 4.100 contêineres. O primeiro navio a chegar foi da MSC, seguido pelo NC Bruma, da Norcoast, que aportou no último sábado (21).
Leia também: Píer flutuante provisório do Grupo Chibatão chega a Itacoatiara
Larissa Holanda, coordenadora de marketing da SuperTerminais, afirmou que a operação foi planejada desde fevereiro para mitigar os impactos da seca prevista para 2024. Em 2022, a falta de navios causou prejuízos bilionários à indústria local, o que motivou a criação do novo píer.
Com 240 metros de extensão, o píer foi localizado próximo ao Tabocal, um ponto crítico na navegação para Manaus. A dragagem na região, que poderia ajudar na navegabilidade, foi contratada apenas neste mês e seus efeitos positivos são esperados somente para o próximo ano.
O píer opera 24 horas, com balsas que levam produtos a Manaus em média 18 horas. A estrutura, inicialmente prevista para funcionar até dezembro, pode ser estendida até janeiro de 2025 devido à continuidade da seca. O governo estima um prejuízo de R$ 6 bilhões devido à paralisação das empresas, mas a SuperTerminais acredita que o impacto foi maior.
Larissa destacou que a empresa está se preparando para futuras secas, considerando a crise climática. A Norcoast, uma joint-venture com quatro navios, também está envolvida no transporte de produtos pela cabotagem, um meio que reduz a poluição em comparação ao transporte rodoviário.
O comandante André Carvalhaes, da Marinha do Brasil, informou que um plano de ação para mitigar os danos da estiagem está em andamento desde fevereiro.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱