Logo Em Tempo
  • Últimas Notícias
  • Amazonas
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Economia
  • Cultura
  • Famosos
  • País e Mundo
  • Opinião
  • Últimas Notícias
  • Articulistas
  • Versão digital - Em Tempo
  • Versão digital - Agora
  • Expediente
  • Anuncie

Início » Política » Feirantes de Manaus se reúnem com deputados

seca

Feirantes de Manaus se reúnem com deputados

Os feirantes buscam apoio à crise enfrentada pelas feiras, em razão da estiagem severa que o Amazonas enfrenta
Por Em Tempo*
Publicado em 26 de setembro de 2024
Compartilhe:

Representantes das feiras do Produtor e da Banana, ambas em Manaus, se reuniram nesta quinta-feira, (26), com os deputados Comandante Dan (Podemos) e Delegado Péricles (PL), na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Eles buscam apoio à crise enfrentada pelas feiras, em razão da estiagem severa que o Amazonas enfrenta.

  • Pior da história: Seca extrema aumentou 2000% na Amazônia brasileira este ano

Os permissionários Renata Santos, Claudete Sabino e Francisco Ramos, da Feira do Produtor, e Moacir Cintrão, da Feira da Banana, alertaram sobre o risco de desabastecimento e majoração de preços que os cidadãos amazonenses e manauaras passam.

Eles alegam que as mercadorias já não chegam por via fluvial, em razão do comprometimento da trafegabilidade dos rios e que a única alternativa, a BR-319, tem grandes problemas, especialmente no trecho do Igapó-Açu, onde há uma travessia de balsa quase inviabilizada pelo nível do rio, já impróprio à navegação. A espera por uma vaga na balsa já ultrapassa quatro dias.

O feirante Francisco Ramos, conhecido como “Paraíba”, explicou que a carga rodoviária tem um custo altíssimo, especialmente para gêneros perecíveis, que precisam de transporte refrigerado. Ele argumentou que o custo do diesel, que alimenta o gerador dessas carretas, é elevado e deverá encarecer a mercadoria e até, em alguns casos, fazê-las desaparecer dos mercados, feiras e varejos.

“Estamos vendo a hora de um litro de óleo chegar, em Manaus, a custar R$ 20, o que inviabiliza não apenas o consumo das famílias, mas a atividade comercial de quem, por exemplo, vende banana frita. O impacto na economia será enorme”, afirmou o feirante “Paraíba”.

O deputado Comandante Dan possui um movimento entitulado “Soluciona BR”, que busca trafegabilidade e segurança à rodovia 319. Ele lembrou que não é apenas o trecho do Igapó-Açu, mas os trechos do Autaz Mirim e do Curuçá também possuem soluções improvisadas que reduzem em muito a mobilidade.

“Estamos no segundo ano seguido de uma seca recorde e esses foram problemas que enfrentamos durante a estiagem de 2023, já não era para a nossa gente estar sofrendo as mesmas agruras, nada foi resolvido em termos de estrutura e segurança”, alegou Dan.

Os deputados se comprometeram em realizar uma Cessão de Tempo na próxima terça-feira (1º de outubro), aos presidentes e representantes das Associações de Feirantes de Manaus.

*Com informações da assessoria

Tags: deputados, feirantes, Manaus

Posts Relacionados
Política ‘Grande desperdício de dinheiro público’, diz Rodrigo Guedes sobre Aleam
Política Câmara envia pedidos de afastamento de 15 deputados por motim e agressão
Política Deputado visita Silves e reforça apoio à agricultura familiar
Mais Lidas
Incêndio VÍDEO: Fábrica pega fogo e fumaça é vista de longe em Manaus
instabilidade WhatsApp apresenta falha e impede envio de mensagens em grupos
Dia Nacional das Artes Cênicas Data comemora destaca importância das artes cênicas
Tensão Tiros perto de ajuda humanitária em Gaza deixam 6 mortos e mais de 160 feridos
1 ano de saudade Cultura brasileira está há um ano sem a voz e o talento de Zezinho Corrêa
destruidor de lares Vídeos íntimos de personal trainer com alunas em estúdio de pilates viralizam; confira
...

O Portal EM TEMPO é a plataforma de notícias digitais da Rede EM TEMPO de Comunicação, com o compromisso de entregar informação precisa, relevante e independente para os leitores do Amazonas e da Amazônia Legal.

  • Últimas
  • Opinião
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • País e Mundo
  • Cultura
  • Famosos
  • Esporte
  • Geral
  • Jornal
Contato
  • emtempofb@gmail.com
  • (92) 98408-6907
  • (92) 98859-0110
  • Rua Dr. Dalmir Câmara, 623 – Bairro São Jorge
    CEP 69033-070 – Manaus, Amazonas

© 2025 Em Tempo – Todos os direitos reservados Desenvolvimento:
Ajustes de Acessibilidade

Desenvolvido por OneTap

Por quanto tempo você deseja ocultar a barra de acessibilidade?
Hide Toolbar Duration
cores
navegação
  • Declaração de Acessibilidade
Versão 2.4.0