Brasil e Espanha firmaram, nesta sexta-feira (17), em Barcelona, acordos nas áreas de tecnologia digital, minerais estratégicos e combate à desigualdade social, à discriminação e ao crime organizado.

Os documentos foram assinados pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Pedro Sánchez durante a 1ª Cúpula Brasil-Espanha. Os acordos confirmam posições comuns dos dois países tanto no cenário internacional quanto na defesa de direitos.

Além disso, autoridades brasileiras e espanholas participaram de reuniões setoriais. Os encontros resultaram na conclusão de negociações sobre:

  • cooperação em tecnologias da informação e telecomunicações;
  • políticas públicas para pequenas e médias empresas;
  • intercâmbio cultural e sustentabilidade;
  • transportes aéreos;
  • previdência social.

Investimentos e cooperação econômica

Lula destacou que a Espanha é, há décadas, um dos principais investidores no Brasil, com presença nos setores de telecomunicações, finanças, energia e infraestrutura.

“As empresas espanholas arremataram 50 projetos no Programa de Parcerias e Investimentos brasileiro, somando mais de US$ 10 bilhões em investimentos.”

Regulação de big techs entra na pauta

Segundo Lula, os dois países compartilham preocupações sobre a necessidade de regulamentar as chamadas big techs.

“Sem regras, as big techs vão instituir a era do colonialismo digital”, disse Lula, ao afirmar que essas empresas extraem e monetizam dados das pessoas, concentrando poder “nas mãos de um punhado de bilionários”.

Diante disso, o presidente afirmou que Brasil e Espanha têm investido em capacidade tecnológica própria para garantir soberania digital.

“Essa colaboração vai permitir o desenvolvimento de projetos conjuntos em inteligência artificial e outras áreas.”

Parcerias incluem minerais estratégicos

Os acordos também abrangem cooperação na cadeia de minerais estratégicos, considerados relevantes para a economia.

“Assumimos o compromisso de cooperar em diferentes etapas da cadeia de minerais estratégicos, gerando conhecimento e agregando valor”, acrescentou Lula.

Parceria reforça cooperação internacional

Pedro Sánchez afirmou que Brasil e Espanha atuam como “países motores” na aproximação entre a União Europeia e a América Latina e o Caribe.

Segundo ele, a parceria ganha relevância em um cenário global de fragmentação.

“No âmbito do Mercosul, queremos transmitir uma mensagem totalmente diferente: de cooperação, de abertura, de confiança mútua e de prosperidade compartilhada.”

Compromissos sociais também avançam

Sánchez destacou ainda que os países mantêm objetivos comuns no combate às desigualdades.

“Avançamos também em compromissos sociais, voltados à luta contra a violência de gênero, à promoção da igualdade racial e à economia solidária.”

Os acordos ampliam a cooperação entre Brasil e Espanha em diferentes áreas. Ao mesmo tempo, reforçam iniciativas conjuntas em tecnologia, economia e políticas sociais.

Assim, os países buscam alinhar estratégias diante de desafios globais e fortalecer relações bilaterais.

(*) Com informações da Agência Brasil