A maioria dos brasileiros afirma não lembrar ou não saber citar o nome de um deputado federal ou senador em exercício. Além disso, boa parte também diz não recordar em quem votou para o Legislativo nas eleições de 2022. Os dados são de uma pesquisa inédita do Datafolha.

Segundo o levantamento, 68% dos entrevistados não conseguem mencionar o nome de um deputado federal. Desse total, 36% afirmam que não se lembram de nenhum parlamentar, enquanto outros 32% dizem que não sabem responder.

Já em relação ao Senado, o índice é ainda maior. Ao todo, 75% dos brasileiros não conseguem citar um senador em exercício. Desse grupo, 40% afirmam que não se recordam de nenhum nome e 35% dizem não saber.

Pesquisa também aponta esquecimento do voto

O levantamento mostra, ainda, que a maioria dos eleitores não lembra em quem votou para cargos do Legislativo nas eleições de 2022.

Ao todo, 67% afirmam que não se recordam do voto para deputado federal. Além disso, 66% dizem ter esquecido em quem votaram para senador e deputado estadual.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 139 municípios brasileiros nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

Para as perguntas relacionadas ao voto de 2022, o instituto entrevistou 1.898 eleitores com 20 anos ou mais, faixa etária que já tinha idade para participar das eleições anteriores.

Apenas seis deputados foram lembrados

O Datafolha perguntou aos entrevistados se eles conseguiam citar algum parlamentar que atualmente integra o Congresso Nacional. Caso respondessem positivamente, poderiam mencionar mais de um nome.

Entre os 513 deputados federais, apenas seis foram lembrados pelos entrevistados.

O mais citado foi Nikolas Ferreira (PL-MG), mencionado por 6% dos participantes. Em seguida aparece Érika Hilton (PSOL-SP), com 4%.

Além deles, Gustavo Gayer (PL-GO), Kim Kataguiri (Missão-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) receberam 1% das citações cada.

Por outro lado, alguns entrevistados citaram nomes de forma equivocada. Cleitinho (Republicanos-MG), por exemplo, foi lembrado como deputado, embora exerça mandato no Senado. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também apareceu nas respostas, apesar de não ocupar mais uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Senadores mais lembrados

Quando a pergunta abordou os integrantes do Senado, apenas 15 dos 81 parlamentares foram citados.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) liderou as lembranças, com 3% das respostas.

Logo depois, com 2%, aparecem Romário (PL-RJ), Cleitinho (Republicanos-MG) e Sergio Moro (PL-PR).

Também receberam 1% das citações Damares Alves (Republicanos-DF), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Eduardo Braga (MDB-AM), Eduardo Girão (Novo-CE), Esperidião Amin (PP-SC), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Jader Barbalho (MDB-PA), Marcos Pontes (PL-SP), Otto Alencar (PSD-BA), Renan Calheiros (MDB-AL) e Rogério Marinho (PL-RN).

Assim como ocorreu na lista dos deputados, alguns entrevistados citaram Nikolas Ferreira como senador, embora ele seja deputado federal.

Especialista aponta falta de valorização do Legislativo

Para Beatriz Rey, cientista política e pesquisadora na Universidade de Lisboa, o cenário revela uma baixa conscientização sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

“Esses dados refletem a cultura de valorização das eleições presidenciais e a subvalorização das legislativas por uma falta, talvez, de clareza sobre quem está definindo os rumos da política no país, mesmo com um Congresso cada vez mais poderoso”, diz.

Segundo a pesquisadora, o grande número de cargos legislativos também contribui para a dificuldade dos eleitores em lembrar dos candidatos escolhidos.

Enquanto isso, o Datafolha mostra que apenas 7% dos entrevistados não lembram em quem votaram para presidente em 2022.

Senado ganha protagonismo no debate político

Nos últimos anos, as eleições para o Senado passaram a ocupar espaço maior no debate político. Isso ocorreu porque lideranças bolsonaristas passaram a defender a ampliação da bancada da legenda na Casa, destacando o papel dos senadores em processos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, outro tema que ganhou relevância envolve a liberação de emendas parlamentares. Conforme mostrou a Folha, o governo federal destinou R$ 16,1 bilhões em emendas a deputados e senadores somente em maio para viabilizar a aprovação do fim da escala 6×1 antes das eleições.

Mulheres e eleitores do PT registram maior índice de esquecimento

A pesquisa também identificou diferenças entre os perfis dos entrevistados.

Entre as mulheres, 75% afirmam não lembrar do voto para senador, enquanto 74% dizem não recordar as escolhas para deputado estadual e deputado federal.

Já entre os eleitores que declaram preferência pelo PT, 70% não lembram do voto para senador e 69% afirmam ter esquecido os votos para deputado.

Por outro lado, os menores índices de esquecimento aparecem entre os homens e entre os simpatizantes do PL.

Voto para presidente permanece mais presente na memória

Mais de um terço dos brasileiros também afirma não lembrar em quem votou para governador nas eleições de 2022.

Segundo o Datafolha, 38% dizem não recordar o voto, enquanto 9% afirmam que não escolheram nenhum candidato. Outros 54% se lembram da decisão tomada.

Em contrapartida, apenas 7% afirmam não recordar o voto para presidente. Ao mesmo tempo, 85% dizem lembrar em quem votaram, e 8% declaram não ter escolhido nenhum candidato.

Entre os simpatizantes do PL, 97% afirmam recordar o voto para presidente. Já entre os eleitores que se identificam com o PT, esse índice chega a 90%.

Além disso, 87% dos entrevistados que declaram intenção de votar em Lula em 2026 dizem lembrar do voto de 2022. Entre os que afirmam apoiar Flávio Bolsonaro, o percentual sobe para 93%.

Por fim, o Datafolha divulgado na semana passada aponta Lula com 41% das intenções de voto para a Presidência em um eventual primeiro turno, enquanto Flávio Bolsonaro registra 31%.

(*) Com informações da Folha de S.Paulo

Leia mais: