×
Maçonaria no Amazonas

Vice-presidente Hamilton Mourão participa de comemorações de 150 anos da 1ª Loja Maçônica do AM, em Manaus

A presença do vice-presidente em Manaus foi comemorada pelos membros da maçonaria no Amazonas

Foto: divulgação

Manaus (AM) – As comemorações pelos 150 anos de fundação da ‘ Loja Maçônica Esperança e Porvir nº 1‘, no Amazonas, reuniu na última quinta-feira (6) grão-mestres de várias regiões do Brasil, no salão Rio Solimões, Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus. As comemorações contaram com a presença do vice-presidente da República Hamilton Mourão, que ao discursar, destacou o papel da maçonaria nas ações de fraternidade e desenvolvimento da Amazônia.

A presença do vice-presidente em Manaus foi comemorada pelos membros da maçonaria no Amazonas, já que a presença de Mourão em Manaus, aponta pelo reconhecimento do General, ao trabalho desenvolvido por um século e meio de existência da Loja.

Cerimônia

As homenagens em Manaus foram marcadas pela posse pública do grão mestrado do sereníssimo grão-mestre Marcelo Barbosa Peixoto, que preside, atualmente, a Grande Loja Maçônica do Amazonas, em segundo mandato.

“Ele capitaneou esta cerimônia de 150 anos. Será mais um mandato de três anos à frente da Maçonaria no Amazonas, junto com o eminente grão-mestre adjunto Tuffi Salim Jorge Filho. Além da solenidade, diversas homenagens aos nossos irmãos grão-mestres, que estavam nos visitando de várias regiões do país como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, do Nordeste, do Norte. Já dos Estados Unidos veio o irmão Salazar, da loja de Nova York, além de grão-mestres do Paraguai, da Bolívia e do Peru”, explicou o venerável mestre, Antônio Rondon Júnior.

Ainda segundo o venerável mestre, celebrar a importância do papel desenvolvido pela fraternidade no Amazonas, com a união de seus membros, é um momento ímpar para a Maçonaria no Estado.

“A Maçonaria vem há anos trabalhando no aprimoramento do ser humano, para que a humanidade possa ser mais feliz. Todos estes irmãos, que fundaram a ‘Loja Esperança e Porvir’, primeira loja da Amazônia, trabalham em prol da sociedade”, disse Rondon Júnior.

Fraternidade

Sobre o surgimento da fraternidade, o sereníssimo grão-mestre Marcelo Barbosa Peixoto fez questão de destacar como tudo começou na ‘Esperança e Porvir’. “Alguns irmãos portugueses fizeram a fundação e no segundo mês de fundada, sessenta pessoas estavam iniciadas na Maçonaria no Amazonas, nascendo assim a fraternidade no Estado”, explicou.

Prestígio e atuação

O sereníssimo grão-mestre destacou ainda as realizações do primeiro mandato à frente da Grande Loja Maçônica do Amazonas.

“É um grande orgulho comandar esta instituição, onde temos 50 lojas no estado do Amazonas. Destas, 29 estão interior do estado e 21 na capital, com 1800 obreiros ativos. Recentemente, fizemos o vestibular social, contemplando 6.500 alunos da rede estadual, por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual delegado Péricles. Ele conseguiu esta emenda porque acreditou em nosso projeto, oportunizando que alunos fizessem um cursinho preparatório para o concurso do vestibular, com professores capacitados e ensino no mesmo nível de alunos da rede particular”, comemorou.

Durante a pandemia de Covid-19, Marcelo Peixoto relembrou a atuação fundamental da Maçonaria para ajudar a salvar centenas de vidas no Amazonas.

“Conseguimos arrecadar 145 toneladas de alimentos e outros itens, levando à população comida, kits de higiene, oxigênio e tratamento de saúde, por meio de nossos irmãos médicos. Fomos aos hospitais, levando comida às famílias que ficavam no lado externo, à espera de notícias e que não tinham nada para comer. Nossos irmãos psicólogos também atenderam esses familiares, ampararam os idosos”, disse à reportagem.

Teatro Amazonas

As comemorações pelos 150 anos da Loja, prosseguiram na última sexta-feira, reunindo centenas de irmãos maçons também no Teatro Amazonas. Na ocasião, uma peça teatral, inspirada no projeto ‘Livro Vivo’, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC), foi apresentada aos presentes, por meio de esquetes, com personagens importantes da história do Amazonas, maçons em suas épocas. Dentre eles, destacam-se o governador Eduardo Ribeiro e o historiador Mário Ypiranga.

Evento do Teatro Amazonas reuniu personalidades da maçonaria. Foto: Bianca Ribeiro

O talento da Orquestra Filarmônica do Amazonas foi um diferencial da noite, onde grão-mestres maçons de outros estados puderam conhecer o talento dos músicos amazonenses.

Baile

A comemoração de aniversário da Loja foi encerrada às 20h deste sábado (8), com um grande baile no Diamond Convention Center. Para os maçons, membros da Loja, “será uma noite histórica, pois além de demonstrar a amizade fraternal entre os membros, marcará o sentimento de dever cumprido, com a brilhante atuação da Maçonaria no Amazonas”.

Leia mais:

Dia da Família Maçônica é comemorado em sessão especial na ALEAM

Loja Maçônica de Manaus celebra tradição, valores e contribuições à sociedade

Loja Maçônica Esperança e Porvir Nº 1 promove sessão em homenagem ao Dia das Mães

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *