×
Visita Técnica

Samsung apresenta projetos de PD&I expandidos pela Amazônia Ocidental à Suframa

Mais de duas mil pessoas trabalham com PD&I no ecossistema e mais de mil bolsas são disponibilizadas para professores e alunos

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – Amazonas, Acre e Rondônia, além do município de Parintins (a 370 quilômetros de Manaus), são as localidades contempladas pelos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), aplicados na Amazônia Ocidental pela Samsung, em parceria com instituições públicas.

O processo de expansão da empresa começou em 2021 e, nesta quarta-feira (23), foi apresentado ao superintendente Bosco Saraiva e ao superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Autarquia, Valdenir Vieira, durante visita técnica realizada no escritório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung (SRBR) em Manaus.

O empreendimento foi inaugurado no início deste ano e funciona numa área de 550 metros quadrados, localizada no Condomínio Soberane Live, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital amazonense.

A Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. começou a produzir bens de informática em 1998. Em Manaus, a fabricação de celulares e tablets teve início em 2011 e 2012, respectivamente. Os investimentos em PD&I nas universidades se intensificaram a partir de 2013, resultando em projetos no Amazonas, sendo executados por diversas instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – inclusive em Parintins – e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

No Acre, a parceria é com a Ufac, e em Rondônia, com a Unir.

De acordo com dados registrados até julho deste ano pela Samsung, mais de duas mil pessoas trabalham com PD&I no ecossistema, mais de mil bolsas são disponibilizadas para professores e alunos, 16 startups graduadas, 25 instituições parceiras e 504 publicações, entre outros números.

Bosco Saraiva e equipe técnica foram recebidos pelo diretor da Controladoria da Samsung/SRBR, Tar Hoon Cha; o diretor de PD&I, Fernando Campos Arruda; o gerente de PD&I e Relacionamento, Marcos Lima de Souza; a gerente sênior de Controladoria, Regina Lee; e o gerente sênior de PD&I, Eteocles Silva.

Atualmente, o SRBR conta com nove salas, 48 colaboradores e seis estagiários.

O superintendente destacou os investimentos realizados pela empresa e ressaltou que, a importância de incluir outros estados no processo, traria um grande impacto no ecossistema de inovação da região.

“O que eu peço a vocês é que possam incluir os demais estados que também fazem parte da área de atuação da Suframa, que são o Amapá e Roraima. O meu interesse é que a Samsung cresça, dobre a produção da equipe, com aquilo que é fabricado aqui, com o selo da Amazônia”,

sugeriu Bosco Saraiva.

Exportação

Outro ponto destacado na visita é a preocupação quanto à próxima vazante dos rios e, consequentemente, às dificuldades que a situação trará para as indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM), no que se refere à entrada e saída das mercadorias.

“Já demos início às tratativas com países como Peru, Equador e Bolívia, para possibilitar as exportações. A estiagem deve ser a maior desde 2020 e, se a gente tivesse o porto de Tabatinga em funcionamento, entraríamos pelo Pacífico com as mercadorias”,

salientou o superintendente.

Jornada

A visita foi encerrada com a Suframa convidando a Samsung a participar da próxima Jornada de Integração Regional, que ocorre em setembro no Acre, e da segunda edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (Fespim), marcado para novembro, em Brasília.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

No Brasil, mais de 7 milhões de pessoas não estudam e nem trabalham

Tomiasi Projetos do Grupo Chibatão eleva padrões com nova frota de caminhões Munck

Grupo Natan Congelados abre 30 vagas de trabalho para diversas áreas em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *