×
Decisão

Homem que ameaçou ministros do STF é solto após decisão

Ivan Rejane Pinto foi preso em julho de 2022 após defender fim do STF e ameaçar ministros: “Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”

Reprodução: Divulgação

Preso desde julho de 2022, Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, recebeu ordem de soltura após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (27).

Ele, que é um militante bolsonarista, foi preso por divulgar nas redes sociais vídeos em que ameaçava ministros do Supremo e incitava violência e fechamento da Corte.

Ao decidir pela soltura, Moraes, que também foi quem ordenou a prisão a pedido da Polícia Federal, escreveu que “não há razões para a manutenção da medida cautelar extrema, cuja eficácia já se demonstrou suficiente, podendo ser eficazmente substituída por medidas alternativas”.

Essas medidas incluem o uso de tornozeleira eletrônica de monitoramento; cancelamento de passaporte; suspensão de porte de armas; e obrigação de se apresentar à Justiça todas as segundas-feiras.

Ele continua sendo processado por usar redes sociais e aplicativo de mensagens contra o Estado Democrático de Direito, defendendo a extinção do STF e ações violentas contra seus membros e divulgando notícias falsas sobre integrantes da Corte.

“Vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”

Em um vídeo para promover manifestações bolsonaristas em 7 de setembro de 2022, Ivan citou nominalmente os ministros do STF e faz ameaças. “Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”,

afirmou ele.

Em outra gravação que circula pelas redes sociais ele disse: “Se eu fosse vocês, Barroso, Fux, Fachin, Moraes, Lewandowski, Mendes, eu ficava nos Estados Unidos, em Portugal, na Europa, na puta que te pariu. Até vocês duas, vadias, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Sumam do Brasil”.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais

STF aprova norma que permite banco leiloar imóvel com dívidas sem passar pelo Judiciário

Omar Aziz critica decisão do STF que modifica cotas na UEA

Espionagem ilegal da Abin teve ministros do STF e jornalistas como alvo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *