×
Comitê

Alberto Neto, Nikolas Ferreira e Eduardo Bolsonaro tratam sobre democracia brasileira nos EUA

Os parlamentares expuseram às autoridades americanas situações, que segundo eles, são controvérsias e não condizem com o estado democrático de direito

Washington (EUA) – O deputado federal Capitão Alberto Neto, juntamente com a delegação de parlamentares brasileiros, foram recebidos, nessa quarta-feira (15), no Congresso dos Estados Unidos, em Washington, para reuniões onde apresentaram denuncia sobre a situação da democracia no Brasil.

“Estamos aqui, com a comitiva de deputados federais e senadores, para mostrar alguns problemas do nosso país. Temos uma grande preocupação com a liberdade de expressão e com política externa. Além disso o atual presidente, tem envergonhado o nosso país com declarações que vão contra os princípios da nossa democracia”.

disse.

A visita tem o propósito definido de fortalecer os laços diplomáticos entre o Brasil e os Estados Unidos. A missão principal foi entregar uma carta endereçada ao Congresso dos EUA, assinada por cerca de 100 legisladores do Brasil, que articula uma urgente chamada para o restabelecimento das relações bilaterais entre as duas nações.

Os parlamentares expuseram às autoridades americanas situações, que segundo eles, são controvérsias e não condizem com o estado democrático de direito. A delegação fez um apelo aos colegas americanos para que reconheçam e investiguem possíveis interferências nos processos democráticos do Brasil e ajudem a redirecionar o país de volta ao seu curso tradicional de aliança com as democracias ocidentais.

“Nosso objetivo é alertar os pares no exterior sobre as ameaças internas à democracia liberal brasileira, que não podem ser minimizadas. Situações de censura, prisões e processos arbitrários promovidos pelo STF, além do relacionamento com ditaduras. E ainda a simpatia do atual governo para com grupos terroristas como as FARC colombianas e o Hamas palestino”,

explicou o parlamentar.

A comitiva foi recebida por membros influentes do Congresso americano e por equipes do Comitê de Relações Exteriores da Casa dos Representantes, compartilhando perspectivas e alarmes sobre a realidade brasileira.

“Não se trata de um pedido de interferência americana, queremos abrir um diálogo entre o congresso das duas democracias. E representantes eleitos pelo povo, faz parte do nosso papel, entre outras atribuições, a fiscalização, principalmente no que diz respeito ao cumprimento da Constituição Federal, a defesa da liberdade de expressão e da democracia brasileira”,

afirmou Capitão Alberto Neto.

A agenda segue nesta quinta-feira (16) com compromissos importantes, entre eles, visitas à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA e ao renomado Think Tank Heritage Foundation, onde continuarão a expor a situação do Brasil e buscar apoio internacional para suas causas e preocupações. As reuniões são passos cruciais para despertar atenção e ação internacional diante dos desafios que o Brasil enfrenta atualmente.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Alberto Neto quer desburocratizar atendimento na concessão de benefício para PCDs

Alberto Neto diz que Amazonas precisa de socorro e faz apelo pela BR-319

Alberto Neto pede atenção ao Ministério de Minas e Energia por risco de falta de energia no AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *