×
APOIO

Amazonas fortalece laços culturais em ação social de inclusão e cidadania com população indígena

União de esforços em prol da diversidade e bem-estar

FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepiam), promoveu no sábado (18) o evento “Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania” na comunidade Nações Indígenas, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, com o apoio de outros órgãos estaduais.

“Estamos honrados em fortalecer a parceria com órgãos estaduais, impactando positivamente a comunidade Nações Indígenas. Essa iniciativa reflete nosso compromisso em promover não apenas atendimentos, mas oportunidades e reconhecimento cultural. Acreditamos que juntos construímos um caminho mais justo e inclusivo para os povos indígenas do Amazonas”,

afirma o diretor-presidente, Sinésio Trovão.
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

A programação envolveu uma exposição de artesanato indígena, destacando a riqueza cultural das comunidades locais, e apresentações musicais que celebraram a tradição e a expressão artística.

A Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) esteve presente, oferecendo atendimento psicossocial e registro de nascimento, fortalecendo aspectos fundamentais da identidade e do suporte emocional. A Secretaria de Estado de Trabalho (Setemp) contribuiu emitindo a carteira do artesão e auxiliando no cadastro de emprego.

“É com satisfação que vemos o impacto positivo da ‘Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania’. Quero agradecer a todos os órgãos presentes pelo trabalho integrado. Este evento é fruto de um esforço conjunto, refletindo nosso compromisso em atender às necessidades e fortalecer os laços com as comunidades indígenas. A Fepiam continuará trabalhando incansavelmente para garantir que essas ações se traduzam em mudanças significativas e duradouras para os povos indígenas do Amazonas”,

destaca o diretor-técnico, Joabe Leonam.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ofereceu atendimento médico, odontológico e farmacêutico. A equipe da UEA também distribuiu medicamentos essenciais e prestou serviços de enfermagem, contribuindo para a saúde e bem-estar dos indígenas.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

O Instituto Joana Galante disponibilizou cortes de cabelo, serviços de embelezamento e esmaltação. Além disso, ofereceu atendimento especializado com optometrista e oftalmologista, tratando das necessidades visuais dos presentes. A assistência em questões jurídicas e o agendamento do título de eleitor foram outros serviços fornecidos pelo instituto.

A Amazon Five complementou a ação realizando inscrições para o Cadastro Único, promovendo inclusão e acesso a benefícios sociais.

Destacando ainda mais o bem-estar, uma massoterapeuta esteve à disposição para proporcionar momentos relaxantes com massagens.

“Em nome da nossa comunidade, quero expressar nossa profunda gratidão ao Governo do Amazonas, através da Fepiam e todos os parceiros envolvidos por trazerem essa atividade até nós. Este evento vai além dos serviços; é um reconhecimento da nossa cultura. Agradecemos por esse gesto significativo que amplia horizontes e reforça a importância da integração e cidadania para nosso povo indígena”,

agradece o líder indígena da comunidade, conhecido popularmente por Seu Pedro.
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Manaus é escolhida para sediar oito reuniões do G20 em 2024

Brasil tem 31 medalhas nas disputas iniciais do Parapan, no Chile

Busca por equidade marca reformulação da nova Lei de Cotas, aprovada pelo Governo Federal

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *