×
Serviços

Norte é a região do país com o menor número de serviços de Cuidados Paliativos

Número de serviços da região concentram-se em apenas quatro Estados, segundo o Atlas de Cuidados Paliativos, lançado pela ANCP.

Foto: Shutterstock - Chinnapong

Os serviços de Cuidados Paliativos ofertados no norte do Brasil são os menores em comparação com o resto do País. A informação faz parte da terceira edição do Atlas de Cuidados Paliativos, documento elaborado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), que apresenta dados relevantes sobre o status da abordagem da especialidade e seus desafios em todo o País.   

Recém-lançado, o Atlas é o documento oficial da ANCP sobre Cuidados Paliativos e orientou a construção da Política Nacional de Cuidados Paliativos, aprovada no final do ano pelo Ministério da Saúde. Traz dados que foram coletados e agrupados, abrangendo tipo de serviço, perfil da equipe, educação e pesquisa. Além disso, inovou ao trazer informações sobre o atendimento ao público infanto juvenil e ao uso de opioides, duas questões que são bastante abordadas pelas equipes que atuam com a especialidade.  

Segundo o Atlas, a região norte oferece apenas oito serviços de Cuidados Paliativos, distribuídos no Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins. Vale lembrar que a Associação Europeia de Cuidados Paliativos recomenda dois serviços especializados a cada 100.000 habitantes.  

Em todo o país, a região Sudeste é a que conta com o maior número de serviços, totalizando 98 (41,8%). Em seguida, vem a Região Nordeste que soma 60 serviços (25,7%). A Região Sul conta com 40 serviços (17,1%) e o Centro Oeste soma 28 serviços (12,0%).  

O que são cuidados paliativos  

O Cuidado Paliativo, segundo a OMS, é uma abordagem que tem como objetivo trazer qualidade de vida para pacientes e seus familiares que estão em uma situação ameaçadora da continuidade da vida. Esses pacientes podem ser crianças (incluindo intraútero, que são cuidados através da mãe) e adultos.   

Tem como objetivo a prevenção e controle de sintomas físicos como dor e outros sintomas emocionais, espirituais e sociofamiliares. “Paliativo vem do termo em latim pallium, que significa manto, o manto protetor que protegia os guerreiros nas intempéries. Então o cuidado paliativo significa proteção, para todos os envolvidos em situação de risco de vida, trazendo o máximo de qualidade de vida”, explica o presidente da ANCP, Rodrigo Kappel Castilho.    

Formação profissional  

Desde 2018, quando a ANCP lançou a primeira edição do Atlas, com o nome de “Análise Situacional e Recomendações para Estruturação de Programas de Cuidados Paliativos no Brasil”, observa-se um crescimento significativo no número de serviços de Cuidados Paliativos no país. Hoje são 234 serviços assistenciais, 22,5% a mais do total registrado oficialmente em 2019. Estes serviços estão distribuídos por todo o território nacional, com uma concentração notável nas regiões Sudeste e Nordeste. A região Norte é a que tem menos serviços de Cuidados Paliativos.  

“Nosso objetivo com este material é fornecer aos profissionais de saúde, formuladores de políticas públicas, educadores e à sociedade em geral informações relevantes sobre Cuidados Paliativos para que o país fortaleça esta especialidade e possibilite o surgimento de novos serviços, em especial nas áreas mais críticas”, afirma o presidente da ANCP.  

Castilho acredita que, com a implantação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, a especialidade vai crescer na oferta, em especial na rede de atenção primária, de forma organizada e estruturada, incrementando também a educação e formação específica do profissional. “A criação da Medicina Paliativa de área de atuação para Especialidade Médica é uma necessidade urgente, da mesma forma que foi para Enfermagem, hoje com uma matriz específica de conteúdo para formação em Cuidados Paliativos”, ressalta o presidente da ANCP.  

Acesse o Atlas completo. 

Congresso Brasileiro  

Em 2024, o Nordeste vai sediar o X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, uma realização da ANCP. O evento reunirá os maiores especialistas internacionais e nacionais sobre Cuidados Paliativos entre os dias 13 e 16 de novembro, em Fortaleza, no Ceará. As inscrições podem ser feitas através do link: https://cuidadospaliativos2024.com.br/

*Com informações da assessoria.

Leia mais

Médicos Sem Fronteiras leva cuidados de saúde a comunidades ribeirinhas e quilombolas

Evento inédito debate temas relacionados ao futuro da saúde na região Norte

Em seis meses, Dermato Saúde reforça combate ao câncer no AM com 13 mil exames no interior

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *