×
Saude Pet

Alimentação natural para gatos. Será?

Entre os prós da alimentação natural para gatos está a ideia de oferecer uma dieta mais próxima do que os gatos consumiriam na natureza.

Divulgação

A alimentação natural, também conhecida como dieta crua ou BARF (Biologically Appropriate Raw Food), tem ganhado popularidade entre os tutores que buscam oferecer uma dieta mais próxima da alimentação original aos pets. No entanto, essa abordagem tem seus prós e contras, que devem ser considerados antes de optar por essa modalidade de alimentação, especialmente para os felinos.

Entre os prós da alimentação natural para gatos está a ideia de oferecer uma dieta mais próxima do que os gatos consumiriam na natureza. Isso significa uma alimentação rica em carne crua, ossos e alguns vegetais, que proporcionam os nutrientes essenciais para a saúde dos felinos. Muitos defensores dessa dieta argumentam que ela pode levar a uma melhor saúde geral, incluindo uma pelagem mais brilhante, dentes mais limpos e menos problemas de saúde, como obesidade e diabetes. E realmente é isso o que podemos observar na prática.

Além disso, a alimentação natural permite um maior controle sobre os ingredientes da dieta, o que pode ser especialmente importante para gatos com alergias ou sensibilidades alimentares. Os tutores podem escolher os ingredientes de alta qualidade e evitar aditivos artificiais, corantes e conservantes comuns em muitas rações comerciais.

No entanto, há também alguns contras a considerar ao optar por esse tipo de alimentação. Um dos principais é o risco de contaminação bacteriana, como salmonela e E. coli, que podem estar presentes em alimentos crus e representar um perigo tanto para o gato quanto para os humanos que manuseiam a comida. Logicamente, isso pode ser minimizado com práticas adequadas de higiene e manipulação dos alimentos, bem como com o congelamento correto de cada tipo de alimento.

Além disso, a alimentação natural pode ser mais cara e trabalhosa do que simplesmente comprar ração comercial. Preparar refeições balanceadas e variadas para um gato pode exigir tempo, pesquisa e planejamento, o que pode não ser viável para todos os tutores. É ainda necessário o acompanhamento de um médico veterinário nutrólogo para garantir que o gato esteja recebendo todos os nutrientes necessários em quantidades adequadas, especialmente cálcio e taurina, que são essenciais para a saúde dos felinos.

Outro ponto a considerar é a resistência de alguns gatos em aceitar uma dieta crua, especialmente se estiverem acostumados com alimentos processados. Alguns podem simplesmente recusar-se a comer, o que pode levar a problemas de saúde se não forem devidamente incentivados a se alimentar. Para maior sucesso, a alimentação natural deve ser introduzida desde a infância.

É animadora a ideia de poder oferecer aos nossos gatos uma dieta mais próxima de sua alimentação original e ter um maior controle sobre os ingredientes da dieta. No entanto, o custo, a dificuldade de preparação e a resistência de alguns gatos em aceitar a dieta crua pode ser um obstáculo. Os tutores devem pesar cuidadosamente esses prós e contras e consultar um médico veterinário nutrólogo antes de tomar uma decisão sobre a alimentação de seus felinos. E para isso, a Unidade de Saúde Felina conta com profissionais capacitados para lhe auxiliar.

Leia mais

Uma boa viagem com gatos precisa de planejamento

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *