×
experiência inédita

‘Buia Teatral’: Cia amazonense abre as portas para estudantes vivenciarem esse universo

Projeto abre as portas do espaço para estudantes da rede pública sem experiências significativas prévias com as artes

Manaus (AM) — Você lembra a primeira vez que visitou um teatro ou assistiu a um espetáculo? O acesso a esse universo pode ser desafiador, especialmente para a população com menor valor aquisitivo. Para mudar essa realidade, a cia amazonense “Buia Teatro” lança no final de abril o projeto “Buia Teatral – A primeira vez”, abrindo as portas do espaço para estudantes da rede pública sem experiências significativas prévias com as artes.

Com apresentações do musical infanto-juvenil “Bertoldo – O Tubarão que queria ser gente”, a edição inaugural do projeto ocorre nos dias 24, 25 e 26, beneficiando 150 jovens do ensino fundamental do Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga.

Fundador da companhia, ao lado da atriz, figurinista e artista visual Maria Hagge, o produtor cultural Tércio Silva detalha que a ideia da proposta – que conta com apoio do Governo do Amazonas, do Conselho Estadual de Cultura (CONEC) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do edital nº 007/2023 da Lei Paulo Gustavo – surgiu ao reconhecer as dificuldades de acesso das comunidades periféricas de Manaus às ofertas culturais.

Segundo ele, o projeto – que também foi contemplado pelo edital Programa Manaus faz Cultura 2023 da Prefeitura de Manaus e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município – foi iniciado para democratizar o acesso ao teatro e fomentar uma cultura de inclusão.

“Nosso objetivo é proporcionar a cada participante a chance de descobrir, explorar e se encantar pelo universo teatral, em um espaço acolhedor e cheio de inspiração. Serão 50 estudantes por sessão e eles terão a chance ímpar de assistir a espetáculos com intérprete de libras, participar de conversas enriquecedoras com artistas, conhecer os bastidores e muito mais”,

pontua.

Tércio explica que o Ceti do Nova Cidade foi o primeiro parceiro do “Buia Teatral – A primeira vez” devido ao compromisso com a inclusão da arte e cultura no currículo e por estar localizado em uma região com escassez de ofertas culturais. O produtor cultural enfatiza que a missão da companhia é oferecer uma experiência cultural completa, transcendendo os limites da plateia, com transporte até o espaço (localizado na rua Dona Libânia, n.º 300, Centro) e atividades preparadas para tornar a primeira visita ao teatro uma memória marcante e cheia de significado.

“Queremos integrar comunidades periféricas de Manaus ao cenário artístico-cultural, proporcionando acesso a experiências teatrais enriquecedoras. Buscamos estimular o senso de pertencimento, desmantelar preconceitos e expandir horizontes para uma participação cultural ativa e inclusiva”, salienta.

Música e diversão

Durante a estreia do “Buia Teatral – A primeira vez”, os estudantes assistirão à apresentação de “Bertoldo – O Tubarão que queria ser gente”, que marcou o encerramento do Festival de Férias 2023, realizado no Teatro Amazonas, e ainda compôs a programação do XVII Festival de Teatro da Amazônia.

Inspirado em um conto do dramaturgo, romancista e poeta alemão Bertolt Brecht, o espetáculo conta a história de um tubarão que, influenciado pelo misterioso professor Ninguém, tenta prender peixes em gaiolas para ensiná-los a nadar tranquilamente em sua direção. No entanto, o destemido professor Alguém e um peixinho sagaz percebem o perigo e fazem de tudo para alertar o cardume.

“Escolhemos esse musical para ressonar com o público jovem e introduzir temas culturais de maneira acessível e envolvente. O espetáculo será seguido de uma roda de conversa com os artistas e técnicos envolvidos. Além disso, haverá visita guiada pelas nossas instalações para explorar os aspectos técnicos da produção artística”,

especifica Tércio.

Segundo o sócio fundador do Buia Teatro, muitas crianças e jovens da região veem o teatro como um ambiente elitista e pouco acessível e o projeto busca transformar essa percepção. “Queremos apresentar o teatro como um espaço acolhedor e relevante para todos, independentemente de seu background social ou econômico. Estamos exultantes em tornar o “Buia Teatral – A primeira vez” uma realidade”.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Universidade promove desfile de moda em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, em Manaus

Promoção garante cinema pela metade do preço em shopping de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *