×
jogos

Como gamificar uma rotina diária com caça-níqueis

Os caça-níqueis são uma forma interessante de aumentar o desempenho e performance de profissionais das mais diversas áreas

Um dos hábitos mais adquiridos por jogadores nos últimos tempos diz respeito a incorporação dos jogos de caça-níqueis na rotina diária, ou seja, muitos se questionam se, para jogar jogos de caça-níqueis, existe um melhor horário. Como então gamificar tal experiência sem deixar de executar suas tarefas e afazeres rotineiros? E pode-se ir mais além nessa questão.

Como aplicar a gamificação na rotina da empresa, caso se possua uma? Cada vez mais, gestores e empresários vêm buscando medidas e soluções com a intenção de ampliar o envolvimento frequente dos colaboradores nos ditos processos de organização empresarial. Tudo isso visa buscar melhores resultados, obviamente.

Jogos de Slots e Gamificação

De maneira competitiva e lúdica, vê-se que os caça-níqueis são uma forma interessante de aumentar o desempenho e performance de profissionais das mais diversas áreas. Existem alguns que inclusive trabalham mais a capacidade de decisão, outros mais o raciocínio lógico, e há ainda aqueles que focam no desenvolvimento cognitivo e criativo dos funcionários.

Com apostas e jogos de cassino não é diferente, e o retorno pode ser bem interessante. Jogos desenvolvidos em plataformas como a https://sportsbet.io/pt/casino/live-rtp, por exemplo, têm índices de RTP variáveis. Estes jogos podem ainda ensinar algumas técnicas importantes, além de aumentar as soluções digitais para empresas cujo objetivo seja produzir conteúdo voltado para jogadores e fãs de jogos de cassino online (slots, por exemplo).

A verdade é que muitos alegam, nos dias de hoje, aprenderem muito mais através da gamificação do que por métodos convencionais, tais como cursos e palestras. Agora, por que a jogatina ainda é vista como algo sem propósito, ou um passatempo sem fundamento? A necessidade vista por muitos especialistas da área é a união de conhecimentos de temas como:

● Games em geral
● Jogos de cassino online
● Design
● Negócios
● Ciência
● Programação linguística

As pessoas são motivadas em ambientes gamificados, o que acaba por fortalecer o vínculo entre os trabalhadores e funcionários e criar um local propício para a aplicação de estratégias e habilidades a serem desenvolvidas para um projeto, por exemplo. E isso fica claro e mais aguçado ainda quando é possível engajar positivamente uma empresa.

O uso dos Processos de Gamificação

Como nosso cérebro funciona? Bem, a partir de treinamentos que envolvem repetição e prática na maioria das vezes. Percebe-se que se aprende mais praticando e colocando a mão na massa do que simplesmente ouvindo e lendo algo sobre um assunto que nos importa.

Quando um indivíduo é treinado e colocado para jogar jogos online (neste caso, com foco em slots), coloca-se o cérebro para ativar funções práticas e interativas. O modelo de repetição das bobinas girando, o ato de apertar o botão e reconhecer os mesmos símbolos e as sequências que saem podem ajudar e muito na hora de estabelecer um padrão, mesmo sabendo que as vitórias em slots são baseadas na aleatoriedade e RNG (gerador de números aleatórios).

Caso assim não fosse, qualquer um poderia codificar ou memorizar uma sequência e ganhar diversos jackpots um atrás do outro. Mas jogar jogos como esse leva a memória a longo prazo a ser treinada, e lembrar por mais tempo de algo que pode ser depois aplicado é muito importante em uma empresa.

Dentro de um cenário de jogo e neste contexto específico, três regiões do cérebro são ativadas: a lógica, emocional e motora. Essa técnica se chama bioaprendizagem (quando se ativa as três regiões simultaneamente). Era necessário que as empresas trouxessem um certo envolvimento e emoção na realização das tarefas, e não apenas se limitassem a treinar as pessoas para executarem e mostrarem resultados numéricos.

Então, esta conscientização a longo prazo acaba por acelerar o processo de aprendizagem e fixação do que foi aprendido. As pessoas acabam por ficar mais receptivas a tudo o que está acontecendo à sua volta, e conseguem expressar uma vivência real, lúdica e prática a partir das tarefas executadas. Quando se está em um jogo, consegue-se incorporar determinado personagem e trazer para a vida real alguns elementos do jogo.

E para as empresas, essa gamificação pode ser vista como positiva, já que as equipes de RH conseguem ter a dimensão exata dos progressos dos funcionários, para então aperfeiçoar na rotina diária dos mesmos. Com a combinação de ferramentas interativas, é possível transportar o que se aprendeu também para o convívio familiar, e no fim das contas, todos saem lucrando com as experiências proporcionadas pela gamificação. Então, para quem a imagem sobre este assunto não era bem essa, agora pode pensar diferente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *