×
orientações

Defesa Civil do AM destaca medidas preventivas para minimizar os efeitos da estiagem

Orientações precisam ser adotadas, principalmente, por quem mora em áreas de risco

Dragagem pode acontecer em quatro trechos de rios do Amazonas
Dragagem pode acontecer em quatro trechos de rios do Amazonas. Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, intensifica a adoção de medidas preventivas e uso racional de recursos naturais para a população dos municípios que moram em áreas de risco com o intuito de minimizar os efeitos da estiagem neste ano no estado.

O secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, enfatizou que as orientações precisam ser adotadas, principalmente, por quem mora em áreas de risco. 

“Há uma probabilidade de ter uma estiagem, e temos o compromisso de levar recomendações necessárias para que a população possa estar preparada, tendo aí uma atenção especial para as pessoas que moram em área de risco e os mais vulneráveis. Temos que consumir de forma racional os recursos e evitar desperdícios”,

disse o coronel.

Orientações

Manter-se informado: fique atualizado com informações oficiais sobre a estiagem e alertas de emergência. Siga sempre as orientações das autoridades locais para sua segurança e a de sua comunidade.

Siga sempre as orientações das autoridades locais. Foto: Divulgação

Uso racional de água e energia: desligue aparelhos quando não estiver em uso e opte por lâmpadas de baixo consumo para economizar energia; armazene água potável, feche as torneiras, conserte vazamentos e reutilize a água sempre que possível.

Planejamento

Está em andamento a construção do plano de trabalho estadual para que as secretarias atuem no planejamento prévio para minimizar os efeitos da estiagem, caso ocorra. A Defesa Civil tem realizado desde o mês de janeiro reuniões com setores como indústria e comércio, poderes públicos, empresas de telecomunicações e concessionárias de água e energia para fornecer informações e coordenar ações de prevenção diante da possibilidade de outra severa estiagem em 2024.

No dia 9 de maio, o governador Wilson Lima anunciou a emissão de licenças ambientais para a dragagem em quatro trechos de rios do Amazonas e destacou que o Governo do Estado tem agido de forma antecipada para minimizar os impactos da estiagem deste ano, cuja previsão é de que seja tão ou mais intensa quanto a de 2023.

Leia mais

Voo com amazonenses afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul chega a Manaus

Marinha autoriza Grupo Chibatão a instalar píer flutuante para amenizar impactos da estiagem no AM

Wilson Lima pede prioridade ao Ministério das Cidades para avanço de projetos de habitação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *