O Rio Negro desceu cinco metros somente em agosto em Manaus. Os dados são da Defesa Civil do Amazonas. Neste domingo (1º), o nível do rio está em 19,77 metros.
O governo do estado prevê que, neste ano, o Amazonas enfrente uma seca severa, possivelmente tão grave quanto ou até pior do que a que ocorreu em 2023.
No ano passado, durante a estiagem, o nível do Rio Negro atingiu o ponto mais baixo registrado nos últimos 120 anos.
Neste ano, Tabatinga, na Região do Alto Solimões, enfrenta a pior seca de sua história. No sábado (31), o nível do Rio Solimões chegou em -1,4 metro.
Na quarta-feira (28), durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, o governador Wilson Lima anunciou uma série de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise de queimadas e estiagem que afeta o Amazonas.
O governo decretou Situação de Emergência e Situação de Emergência em Saúde Pública para todos os 62 municípios do estado, além de antecipar a contratação de 85 brigadistas que iniciarão suas atividades a partir de 2 de setembro.
*Com informações do G1
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱