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Rodovia Federal

Deputado do AM acusa DNIT de incompetência na solução de tráfego da BR-319

Na visita ao local, deputado atualizou o marco com a contagem de tempo em que quedas de pontes permanecem sem solução: dois anos e doze semanas.

Manaus (AM)- O deputado estadual Comandante Dan (Podemos), líder do movimento “Soluciona BR-319”, esteva no sábado (25/1), inspecionando a trafegabilidade da rodovia federal e as condições de segurança oferecidas aos usuários. Ele foi até as pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, desmoronadas em 28 de setembro e 8 de outubro de 2022, respectivamente e que ainda se encontram sem condições de trafegabilidade.

Queda de ponte na BR-319 (Foto: Marcos Holanda)
Queda de ponte na BR-319 (Foto: Marcos Holanda)

Incompetência

Para o parlamentar, nenhuma possibilidade de solução concreta está sendo dada aos cidadãos e acusou o DNIT de incompetência na condução do caso.

“A única novidade que encontramos foi uma placa de obra com a nova empreiteira contratada para a reconstrução das pontes, prevendo o encerramento das obras para dezembro deste ano. Caso o prazo seja honrado, o que não aconteceu anteriormente, serão mais de três anos para a solução de um problema causado pela incompetência e ineficiência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte).

Pontes desmoronadas

Ainda segundo o deputado, havia relatórios que apontavam para o perigo do desmoronamento.

Cidadãos dos municípios mais diretamente impactados pelo tráfego nas pontes procuraram a superintendência regional do órgão, para alertar do perigo iminente, porém não foram ouvidos.

“Quantas pontes no Sudeste ou no Sul do Brasil desmoronaram e mataram cinco pessoas por falta de manutenção e demoraram mais de três anos para serem reconstruídas? Isso é um desrespeito com o nosso povo”, declarou o parlamentar.

Na visita ao local, Comandante Dan atualizou o marco com a contagem de tempo em que os acidentes permanecem sem solução: dois anos e doze semanas.

Mais irregularidades

O painel foi instalado pelo movimento “Soluciona BR-319”, criado por ele em 2024 e que denunciou uma série de irregularidades na estrada, inclusive a falta de fiscalização ambiental, tanto dos órgãos federais, quanto estaduais, razão pela qual proliferam queimadas ao longo da via que liga Manaus a Porto Velho e que integra os estados de Roraima e Amazonas ao restante do país por vida rodoviária.

Prejuízo à economia local e aos preços ao consumidor

Durante a inspeção das pontes, o deputado Comandante Dan atravessou a pé a balsa que está ancorada entre as duas margens do rio Autaz Mirim e denunciou que aquela suposta solução adotada pela superintendência regional do DNIT, responsável pelas rodovias federais, impede o tráfego de barcos no local, porque se constitui numa espécie de barreira, e prejudica inúmeros segmentos, desde os pequenos produtores rurais que fazem uso do transporte hidroviário, ao transporte escolar.

“Tudo o que for feito aqui na BR-319, em relação às pontes e à pavimentação, implica também na qualidade e no custo da cesta básica. O povo de Brasília, que está preocupado com o valor da cesta, se não agilizar a pavimentação da BR e a reconstrução das pontes, decretará que continuaremos a ser um dos custos de vida mais caros do Brasil. Se querem ajudar, precisam fazer a coisa certa”, defendeu o deputado.


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Comentários:

  1. Lembro q na década d 80 essa Br era 100% trafegável. Atualmente td q se vê é a necessidade d um lado, e a falta d vontade dos governantes em coluio com balseiros. Observem q ninguém diz nada. Quero ver é quando vier a próxima seca. Aí vai aparecer um monte d orgãos q deveriam, mas nunca fizeram nada, juntamente com povo da promessa, usando as redes sociais pra continuar tentando enganar quem realmente necessita da Rodovia. Q Deus na sua Infinita Sabedoria e Poder execute o Seu Melhor.

  2. Isso só tem um nome propina de donos de balsas e um pessoal do DNIT sem caráter prq se não tivesse as balsas essa estrada já estava toda asfaltada só burro que não vê isso falta de caráter

  3. Esa rodovia nunca será construída por motivo de ambição de dinheiro ese governador du Manaus não aceita a construção desa rodovia por ele vai perder u transporte das balsa dele só isso ese e u problema esa rodovia e muito importante pra quem vai e vem pra Manaus mas infelizmente u governador e governo federal não tem interesse de executar esa obra e que caba deixando a população e os usuários ilhado nu meio du mato

  4. Parabéns deputado, é isso mesmo,tem que pressionar pq se depender do desse governo federal,eles nunca farão esse importante Br.

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