×
Oportunidade

Workshop prepara jovens para superar o famoso “branco” na memória em provas e concursos

O Encontro será realizado no dia 28 de maio, trabalhando componentes comportamentais, cognitivos e emocionais

Manaus (AM) – Identificar padrões de pensamentos e comportamentos que impactam nas dificuldades normalmente apresentadas diante de provas e concursos e atuar de forma a contornar esses momentos de acordo com as necessidades de cada participante. Essa é a proposta do Workshop Meu Manual de Vida – Provas e Concursos, promovido pela Clínica de Psicologia e Neuropsicologia do Amazonas, no dia 28 de maio, e ministrado pelo Psicólogo e Terapeuta do Esquema, Edson Petrucio.

O evento será realizado no Novotel Manaus, localizado na Avenida Mandii, 04 – Distrito Industrial I, e terá duração de 8 horas, a fim de preparar os participantes para superar bem mais que o famoso “branco” na hora do exame. Para isso, o encontro será estruturado em três fases: tomada de consciência, reestruturação emocional e cognitiva e elaboração de estratégias de mudança.

Segundo o psicólogo Edson Petrucio, a ideia de promover um workshop com esse tema surgiu a partir do aumento de demandas no consultório: “É cada vez maior o número de pacientes apresentando algum tipo de desconforto em período de provas ou concursos. Muitos relatam ter crises de ansiedade no momento ou algum tempo antes do exame, o que prejudica seu rendimento, mesmo após de uma intensa preparação”, comenta.

O psicólogo complementa que se o aluno ou candidato não possui nenhum comprometimento nas funções cognitivas que possam interferir em seus estudos, é muito provável que a causa esteja relacionada a um fator emocional. “O medo, o nervosismo, a insegurança, o suor frio, a falta de ar, a taquicardia são apenas sintomas. Um tratamento efetivo e não paliativo age em uma camada mais profunda e não apenas minimizando os sintomas. Durante o workshop, o participante viverá momentos de grandes descobertas, em um ambiente totalmente preparado para que ele vivencie profundamente cada experiência”, explica Petrucio.

Antes de chegar ao workshop, o participante preencherá um questionário online que resultará em um mapeamento de aspectos comportamentais, cognitivos e emocionais. A partir dessas informações será possível a construção do Manual de Vida individualizado.

O mapeamento tem como embasamento teórico os conceitos da Terapia do Esquema, uma abordagem psicológica, cognitiva-comportamental de terceira onda, desenvolvida por Jeffrey Young. Durante o evento, o participante receberá uma devolutiva com a descrição do seu padrão esquemático que direcionará as atividades do workshop.

Petrucio explica em que a Terapia do Esquema considera a relação com os pais no desenvolvimento comportamental do indivíduo. “Uma das grandes verdades da vida é que não tivemos pais perfeitos. Portanto, no processo de desenvolvimento, a criança ou adolescente tem algumas necessidades emocionais básicas que não foram supridas. Para conseguir lidar com essa ausência ou escassez, o indivíduo desenvolve mecanismos denominados ‘esquemas’, que são padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos que se tornam desadaptativos na fase adulta, causando sintomas. Um desses sintomas pode ser a dificuldade em passar numa prova ou concurso”, afirma.

O workshop contará com 80 vagas e as inscrições podem ser realizadas por meio do número (92) 99155-1001 ou pelo e-mail [email protected]. O valor é de R$425,00 à vista e R$450,00 para quem optar por parcelar em 2 vezes. Todas as refeições estão inclusas no valor da inscrição, inclusive a tradicional feijoada do Novotel. Os participantes também receberão certificado de horas complementares.

Sobre o palestrante

Edson Petrucio:

Psicólogo Clínico com 10 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Master Coach. Administrador. Terapeuta do Esquema. Especialista em Terapias Cognitivas – Cognitiva Scientia. Especialista em Neuropsicologia Clínica – Cognitiva Scientia. Treinamento Intensivo em DBT – Dialectical Behavior Therapy: Behavioral Tech, LLC (BTECH).

Sobre a Clínica de Psicologia e Neuropsicologia do Amazonas

A Clínica de Psicologia e Neuropsicologia do Amazonas atua na área da saúde, oferecendo serviços voltados às demandas de diversos segmentos, com uma equipe multidisciplinar formada por neuropsicólogos, psicólogos, psiquiatra, fonoaudiólogo, nutricionista, psicopedagogo, mestres e especialistas em saúde mental e Coach.

A empresa é especializada na prestação de serviços pessoais e corporativos, online e presencial, reconhecidos e regulamentados pelos seus respectivos Conselhos, com profissionais licenciados, qualificados e cadastrados nos seus órgãos reguladores.

Sua missão é pautada na convicção da transformação do ser humano por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, a partir do autoconhecimento, da troca de experiências e do profissionalismo; e tem como propósito contribuir para a construção de um amanhã mais positivo em uma sociedade mais humana.

Leia mais

Inscrições para “Projovem Urbano” seguem abertas até junho em Manaus

Mais de 800 alunos de Manaus são aprovados em curso de empreendedorismo

Convocados em concurso da Seduc-AM passam por integração em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *